Com previsão de ser inaugurada até o fim de março totalmente reformada e reestruturada para atender os alunos da rede municipal de ensino, a Escola Municipal Maçom Lino Oroña Lema teve as suas instalações aprovadas para a implantação, em Teresópolis, do campus provisório do IFRJ (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro). Nesta sexta-feira (14), a unidade de ensino passou por avaliação técnica da comissão responsável pela instalação do campus no município, acompanhada pelos secretários municipais Matheus Lauand Zeghir, de Fiscalização de Obras Públicas, e Gilson Barbosa, de Trabalho, Emprego e Economia Solidária, junto com o diretor de Governança e Dados da Secretaria de Ciência e Tecnologia, Cleiton Pimentel. “Nada melhor do que instalar uma unidade federal de ensino renomada, como o IFRJ, numa escola municipal toda renovada e com localização estratégica, perto do centro da cidade. Esse é nosso compromisso: garantir o acesso da população à educação gratuita de qualidade e em ambiente acolhedor, seguro e estruturado”, pontuou o Prefeito Leonardo Vasconcellos.
Em outubro do ano passado, o Governo Federal anunciou seis novos campi do IFRJ no estado do Rio de Janeiro, com recursos do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC), e um deles é em Teresópolis. “Vamos iniciar as atividades em uma sede provisória, como fazemos pelo país, até a construção da sede definitiva. Agradeço ao prefeito de Teresópolis e seus secretários, em nome do Reitor Rafael Almada. Em breve, o campus do IFRJ será uma realidade no município”, destacou Julio Page, diretor de Articulação Institucional do Instituto.
Estrutura
Com oito salas de aula, sala de informática, auditório, cozinha, refeitório e banheiros adaptados, além de salas administrativas e de apoio, quadra esportiva e pátio coberto, a estrutura da Escola Municipal Maçom Lino Oroña Lema agradou os integrantes da comissão. “Ficamos impressionados com a qualidade da obra, o espaço e a acessibilidade. Tenho certeza que o nosso funcionamento nesta sede provisória vai ser um sucesso”, avaliou Eliezes Pereira, coordenador de Interiorização do Campus Teresópolis
O grupo fez o levantamento de toda a área para a elaboração do projeto da sede provisória do IFRJ. “Estamos entusiasmados para começar as atividades já em abril, com alguns cursos preparatórios e de Formação Inicial e Continuada”, relatou Marcos Tadeu Couto, da Comissão de Gestão do Campus Teresópolis do IFRJ.
“Queremos contribuir com a população de Teresópolis trazendo formação técnica, desde o ensino médio até a pós-graduação. Temos cursos de mestrado e doutorado muito bem avaliados pelo Ministério da Educação”, completou a professora Iracema Maria de Carvalho da Hora, coordenadora da Comissão de Divulgação de Processos Seletivos para o campus Teresópolis.
Para o secretário municipal de Trabalho, “os cursos vão contribuir para a qualificação da mão de obra, preparando os jovens para o mercado de trabalho”, concluiu Gilson Barbosa.
O IFRJ
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia possui 15 campi em municípios do estado do Rio de Janeiro e oferece cursos de Formação Inicial e Continuada, Técnicos de Nível Médio, de Graduação Superior de Tecnologia, de Pós-Graduação e de Extensão, todos gratuitos e para todas as idades.