Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Escolas municipais retomam aulas presenciais

Retorno ocorre de maneira gradativa e com trabalho diferente em cada unidade de ensino

Paola Oliveira

A pandemia da Covid-19 mudou a rotina de toda a população, que na grande maioria dos casos se viu obrigada a buscar novas formas de trabalhar e estudar. Na educação, assim que houve o início da disseminação do novo coronavírus, em março de 2020, as aulas presenciais foram interrompidas. Daquele momento em diante, professores e educadores começaram a se desdobrar ainda mais do que o normal para levar o conhecimento aos alunos, entrando para a rotina a modalidade virtual. Com a ampliação da vacinação e a consequente redução do número de casos, os estudantes começaram a retornar para as salas, iniciando pela rede particular, passando pela estadual e agora a municipal anuncia o retorno presencial para os pais e responsáveis que assim desejarem. Após alguns adiamentos, a reabertura das unidades escolares administradas pelo governo municipal será nesta quarta-feira, 01. “Nós tivemos alguns imprevistos relacionados à merenda. Cerca de quinze dias atrás nós tínhamos previsto o retorno, contudo a empresa que ofereceria a proteína da merenda escolar, no dia da entrega resolver romper o contrato sem nos avisar com antecedência. Isso nos levou a atrasar o inicio das aulas presenciais”, justifica a Secretária de Educação, Satiele Santos, em entrevista para o jornal O Diário e Diário TV nesta terça-feira, 31.
Com o retorno de todos os setores comerciais na cidade como lojas, restaurantes e agora casas de festas, só restava a volta das aulas presencias. Para que ocorresse esse regresso, a secretaria de Educação, em ação conjunta com a secretaria de Saúde, trabalhou para adequar as escolas e também as equipes das unidades, como conta Satiele. “Nós começamos a organização entendendo o que seria essa retomada. É um momento delicado onde as unidades precisavam se preparar, preparar a comunidade e os professores para receberem os nossos alunos, que estão há um ano e meio ansiosos para esse momento”. 

Ações e segurança
Por meio da parceria entre as escolas e a secretaria de Educação, foi possível estruturar os espaços físicos para receber com segurança os alunos. “Cada unidade escolar fez o seu projeto de retomada uma a uma, porque cada escola tem sua particularidade. Então nós montamos um trabalho base para que eles pudessem se basear e criarem o seu plano considerando o tamanho das salas, quantidades de alunos, espaçamento e o decreto que considera seguro um metro e meio entre as pessoas. Então tudo isso foi colocado no plano de retomada e validade com a saúde para o retorno seguro”, pontua a secretaria. 
Além do apoio da secretaria de Saúde, o secretário de Obras, Ricardo Pereira Júnior, contribuiu na adequação estrutural das escolas. “Tivemos o cuidado de adequar cada espaço e ambiente. O secretario de obras visitou cada unidade escolar entendendo o posicionamento das janelas, das portas, o ar que entrava e circulava, para a gente conseguir mensurar para a quantidade correta de alunos que podia ficar por turma”, ressalta Satiele. 

Uniformes e materiais
Ainda de acordo com Satiele, os alunos que retornarem para as salas agora receberão novos uniformes, material escolar e kit de higiene para cada um.  “Recebemos lindos novos uniformes e as crianças adoraram. São sete peças, tem casaco, calça, camisa, enfim… A qualidade que os nossos alunos merecem e precisam. Recebemos também todos os equipamentos nas escolas para atender as exigências da vigilância sanitária. Além disso, as diretoras das escolas contam com uma verba para a Gestão Financeira Escolar Descentralizada. Esse dinheiro é direto dos cofres da prefeitura as escolas para que elas possam gerir esse dinheiro e adequar às unidades escolares”, explica. 
O retorno das aulas presenciais será feito de maneira gradativa e com atendimento diferente em cada unidade escolar – visto que cada uma vive realidade. A orientação é que pais e responsáveis busquem informação no estabelecimento onde a criança está matriculada, havendo ainda a possibilidade de manutenção das aulas remotas para aqueles que ainda não estiverem seguros diante da situação sanitária relacionada à pandemia da Covid-19. Outra informação é que as escolas terão totens com álcool em gel, sinalização vertical e horizontal e tapetes sanitizantes, entre outros equipamentos visando a segurança de alunos, professores, equipes diretivas, pais e responsáveis.

PROTOCOLOS
– Distanciamento social;
– Obedecer às marcações horizontais nas áreas coletivas;
– Escolas que tem salas menores vão dividir turmas em grupos, mantendo o híbrido, um grupo numa semana presencial e outro online, e vice-versa;
– Uso obrigatório de máscara;
– Disponibilização de álcool em gel;
– Objetos não devem ser compartilhados;
– Uso de bebedouros deve ser feito com garrafas ou copos individuais;
– Redução dos horários de intervalos entre as aulas e do recreio;
– Distanciamento nas filas e nas mesas durante a merenda;
– Aferição da temperatura corporal no acesso do aluno à escola;
– Higienização das mesas e cadeiras de forma periódica; 
– Todos devem estar atentos aos sintomas do Covid-19, chamar o responsável pelo aluno e acionar o serviço de saúde para acompanhar o caso, além de orientar para realizar o teste.

Tags

Compartilhe:

Edição 03/05/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Promoção no Parc Magique e fazendinha do Le Canton no mês de maio

Reitor do IFRJ oficializa implantação do Campus do instituto em Teresópolis

Teresópolis vacina a população acima de 06 meses de idade contra a gripe

Prazo para emitir e regularizar título de eleitor termina dia 8

Chuvas: comporta de segurança rompe na zona norte de Porto Alegre

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE