Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Escolas terão programa sobre primeiros socorros

Objetivo é ensinar aos alunos, de todas as idades, uma maneira correta e segura para lidar com emergências

O programa de lições de primeiros socorros será instituído nas escolas públicas e privadas do estado do Rio de Janeiro. É o que determina a lei Nº 8612/19, que foi sancionada pelo governador Wilson Witzel e publicada no Diário Oficial do Poder Executivo nesta quinta-feira (07). Segundo o texto, da deputada Enfermeira Rejane (PCdoB), o objetivo é ensinar aos alunos, de todas as idades, uma maneira correta e segura para lidar com emergências médicas de acordo com a faixa etária do discente.Também serão capacitados professores e funcionários para exercerem os primeiros socorros sempre que houver uma emergência nas escolas. A proposta estabelece que os profissionais de educação poderão se candidatar voluntariamente no curso, que será obrigatório somente para os responsáveis pelas aulas em laboratórios e de educação física e artística.
O treinamento será anual, com carga horária de no mínimo oito horas, e ministrado por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, bombeiros e educadores profissionais cedidos pela Secretaria de Estado de Saúde (SES). A cada dois anos, será feita uma reciclagem no treinamento de profissionais e professores. O projeto também determina que os alunos tenham aulas e palestras sobre primeiros socorros durante o ano letivo.
“Muitas mortes poderiam ser facilmente evitadas caso as vítimas recebessem, em tempo hábil, o atendimento adequado que as técnicas mais simples dos primeiros socorros possibilitam. Massagens cardíacas, torniquetes, imobilizações e outras técnicas de fácil execução estão ao alcance de qualquer um, mas poucos são aqueles que detêm o conhecimento necessário para aplicar o atendimento em caso de necessidade”, afirmou a parlamentar.

Tags

Compartilhe:

Teresópolis 31/07/2026
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Acidentes de trânsito fizeram 308 vítimas e causaram 29 mortes em Teresópolis em 2025

HCTCO terá “Sala Amarela” para receber pacientes encaminhados pela UPA

Festa do Produtor Rural de Andradas neste final de semana no Segundo Distrito de Teresópolis

Teresópolis recebe encontro para discutir o desenvolvimento do turismo regional

Teresópolis entre os principais destinos nacionais para viagens de ônibus

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE