Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Escolhida a diretoria da Associação de Guias de Turismo de Teresópolis

Nova entidade promete fortalecer a categoria e ampliar a qualificação dos guias locais

Maria Eduarda Maia

Nesta segunda-feira (24), a 13ª Subseção da OAB sediou a assembleia ordinária para a eleição da diretoria da recém-criada Associação de Guias de Turismo de Teresópolis (AGTT). O momento é um marco na história turística do município, que, pela primeira vez, conta com uma associação voltada exclusivamente para a categoria. “Esta Associação é muito importante porque vamos ter a representatividade de uma classe. Hoje, temos, aproximadamente, 80 guias de turismo na cidade e quando nós elegemos um presidente com toda a sua formação temos uma pessoa que representa uma classe, ficando mais fácil o diálogo com outras entidades”, explica o Presidente da AGTT, Henrique Silva, em entrevista à Diário TV. Além disso, a criação da Associação representa um avanço significativo para o setor, tendo como missão defender os interesses da categoria, promover a qualificação profissional e potencializar o turismo no município.
A reunião foi conduzida pelo presidente da Comissão de Turismo da OAB 13° Subseção Teresópolis, Magno Villela, e contou com a presença de diversos guias de turismo, além de convidados especiais. A iniciativa é fruto do trabalho da Comissão de Turismo da OAB Teresópolis, com o apoio da Prefeitura e da Secretaria Municipal de Turismo.

Apoio da Secretaria de Turismo
A Secretaria de Turismo de Teresópolis tem sido uma grande incentivadora da criação da Associação. A titular da pasta, que também é guia de turismo, Nina Benedito, destacou a importância da iniciativa para a profissionalização e valorização dos guias. “Eu acho que, a partir de agora, a gente vai conseguir de fato fortalecer cada vez mais a nossa profissão”, declara. O apoio da Secretaria será essencial para a estruturação da entidade e para a implementação de ações estratégicas que impulsionem o setor.

Presença ilustre
O evento contou com a presença de Raquel Neves, presidente da Associação de Guias de Turismo de Petrópolis (AGP), que veio especialmente para prestigiar a assembleia. “Eu estou muito feliz de estar aqui hoje representando a AGP e presenciando esse momento histórico pra todos nós.Ter uma associação de guias de turismo em qualquer cidade turística, que recebe o turista, é muito importante porque a gente vê uma movimentação, uma organização, um planejamento do setor, e isso com certeza vai agregar para cada um dos profissionais e também para cidade.”, declara Raquel.

Raquel Neves, presidente da Associação de Guias de Turismo de Petrópolis (AGP), Magno Villela, presidente da Comissão de Turismo da OAB 13° Subseção Teresópolis, e Nina Benedito, Secretária Municipal de Turismo. Foto: AsComPMT

Nova diretoria
A diretoria da AGTT é formada por profissionais comprometidos com a valorização da categoria e o desenvolvimento do turismo local. Henrique Silva assume a presidência, acompanhado de Selma Marques Vicente Vianna como vice-presidente. Maria Lúcia Lemgruber Porto foi eleita secretária e Monique Zajdenwerg ocupará o cargo de tesoureira. A equipe também conta com o Diretor de Planejamento, Luiz Gustavo Rodrigues (Gutto), e os Conselheiros Fiscais: Priscila Medeiros de Rezende, Joyce da Silva dos Santos e Jane Egipto Cardoso.

Próximos passos
Em entrevista ao Diário, o Presidente da Associação destacou quais são os próximos passos da AGTT. “Agora vamos fazer um trabalho de trazer todos esses guias para a Associação para passar por vários tipos de qualificações. Alguns destes guias se formaram recentemente e estão muito ávidos para aprender. Com essa qualificação, eles irão trazer pontos que não conhecemos e vamos ressaltar, trazendo à tona toda essa novidade para a cidade”, disse Henrique. Também estão entre as primeiras metas da nova diretoria a estruturação da Associação, a criação de um calendário de atividades e a busca por parcerias que impulsionem o turismo local. A expectativa é que a entidade se torne um elo fundamental entre os profissionais do setor, o poder público e o trade turístico.

A 13ª Subseção da OAB sediou a assembleia ordinária para a eleição da diretoria da recém-criada Associação de Guias de Turismo de Teresópolis (AGTT). Foto: AsComPMT

O futuro do turismo em Teresópolis
A criação da Associação dos Guias de Turismo de Teresópolis é um passo fundamental para o fortalecimento do turismo no município. Com o apoio da Secretaria de Turismo e a união dos guias, a categoria ganha mais representatividade, contribuindo para a qualificação dos profissionais e para a oferta de um serviço de excelência aos turistas que visitam a cidade. “A criação da AGTT é muito importante para o turismo local porque, quando se tem uma representatividade, podemos comunicar às instituições que temos uma pessoa que traz toda uma classe por trás, que é muito importante para a cidade”, ressaltou Henrique Silva.

A criação da Associação dos Guias de Turismo de Teresópolis é um passo fundamental para o fortalecimento do turismo no município. Com o apoio da Secretaria de Turismo e a união dos guias, a categoria ganha mais representatividade. Foto: AsComPMT

ASSOCIAÇÃO DOS GUIAS DE TURISMO DE TERESÓPOLIS
Presidente: Henrique Silva
Vice Presidente: Selma Marques Vicente Vianna
Secretária: Maria Lúcia Lemgruber Porto
Tesoureira: Monique Zajdenwerg
Diretor de Planejamento: Luiz Gustavo Rodrigues (Gutto)

Conselheiros Fiscais
Priscila Medeiros de Rezende
Joyce da Silva dos Santos
Jane Egipto Cardoso

Edição 26/02/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Prefeitura inicia a criação do primeiro plano de mobilidade urbana de Teresópolis

Nova “avenida” em Teresópolis está quase concluída

Carnaval: motoristas de ônibus de Teresópolis passam por treinamento de combate ao assédio

Teresópolis: Bandidos invadem casa e ameaçam família para roubar em Araras

Profissionais da elite do futebol feminino elogiam estrutura da Granja Comary

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE