Luiz Bandeira
Foi publicada no Diário Oficial Eletrônico do Município a celebração do contrato firmado pela Prefeitura de Teresópolis, por intermédio da Secretaria Municipal de Segurança, Ordem Pública e Mobilidade, com a empresa Data Traffic S/A, empresa que vai ficar responsável pela implementação da fiscalização eletrônica de velocidade na zona urbana do município. “O acordo prevê a prestação de serviços especializados para o fornecimento, instalação, configuração e manutenção de radares de velocidade fixos e móveis, incluindo software de gestão, suporte técnico e treinamento de pessoal. O contrato, no valor superior a R$ 1,4 milhão, terá vigência de 12 meses”, informa o documento, publicado no último dia 23 de dezembro.

GCM realiza sinalização viária
A Guarda Civil Municipal (GCM) já iniciou a pintura da sinalização horizontal em algumas das vias que receberão o sistema, ação que antecede a instalação dos novos equipamentos de fiscalização eletrônica na área urbana.
Aguardada há cerca de 15 anos, a fiscalização eletrônica foi apresentada em reunião do Conselho Municipal de Segurança e confirmada pela GCM ao Diário em meados de novembro. O comandante da Guarda Civil Municipal (GCM), Gil Wellington, informou em entrevista ao Diário de Teresópolis que o município apresenta um baixo índice de multas por excesso de velocidade, principalmente em razão da ausência de fiscalização eletrônica.
Segundo ele, estudos do Detran-RJ apontam que, entre as cidades da Região Serrana, Teresópolis registra um número reduzido de notificações por excesso de velocidade justamente por não contar, até o momento, com radares de fiscalização eletrônica. “A gente identificou, em estudos do Detran-RJ, que Teresópolis tem um índice baixo de notificações por excesso de velocidade, até porque o município ainda não dispõe de fiscalização eletrônica, como os radares. Isso reduz significativamente os números. Cidades como Petrópolis e Nova Friburgo já contam com esse sistema, o que eleva bastante o número de notificações”, explicou.

Violência no trânsito de Teresópolis
Quase quinze anos após a desativação dos antigos radares, o município voltará a contar com fiscalização eletrônica de velocidade. Ainda não há previsão oficial para o início da operação dos equipamentos. Algumas das vias escolhidas já possuíam radares no início e meados dos anos 2000, como as avenidas Lúcio Meira, Feliciano Sodré e Oliveira Botelho. Outras passaram a ser consideradas áreas críticas em razão do aumento de acidentes graves, como o início da Avenida Delfim Moreira – onde recentemente dois veículos colidiram contra postes da Enel – e o trecho inicial da Rua Tenente Luiz Meirelles.
Segundo informações repassadas extraoficialmente ao Diário por um representante da GCM, nos trechos com maior incidência de acidentes causados por excesso de velocidade, o limite será de 40 km/h. Nos demais pontos, a velocidade máxima permitida será de 50 km/h.
A implantação dos novos equipamentos tem como objetivo reforçar o cumprimento das normas de circulação em vias onde o excesso de velocidade representa risco à população. A iniciativa busca coibir práticas de condução imprudentes que colocam em perigo motoristas, pedestres e passageiros, contribuindo para a redução da violência no trânsito do município.

VIAS QUE RECEBERÃO OS RADARES
- Avenida Oliveira Botelho, entrada da Granja Guarani
- Avenida Feliciano Sodré, próximo ao Banco do Brasil
- Rua Tenente Luís Meirelles, próximo ao Mercado Rio Sul
- Início da Avenida Delfim Moreira
- Avenida Lúcio Meira, próximo à Casa de Portugal
- Avenida Delfim Moreira, Vale Paraíso, próximo ao Caingá
- Acesso do município na Prata
- Acesso do município no Soberbo






