Foi reaberto nesta quinta-feira (22), o Espaço do Empreendedor de Teresópolis, que foi reestruturado e passa a contar com o “Escritório de Compras”. O setor segue a metodologia do Sebrae-RJ para promover as compras públicas conforme previsto na Lei Geral da Micro e Pequena Empresa (Lei Complementar 123/2006), que regulamenta o tratamento simplificado e diferenciado para os pequenos negócios. No local, um agente público orientará os empresários sobre como participar das licitações e se tornarem fornecedores de produtos e serviços para o Município, esclarecendo dúvidas sobre processos, documentação, elaboração de propostas, editais, etc. Além de ampliar a divulgação das oportunidades de fornecimento, também será possível planejar as compras municipais por até 12 meses. “Este é mais um importante serviço em parceria com a Prefeitura de Teresópolis em benefício da população, para o fomento da economia local e do empreendedorismo”, pontuou Cristina Andriolo, analista do Sebrae-RJ, acompanhada do consultor de Políticas Públicas, Orlando Thomé.
Representantes de entidades de classe e empresariais marcaram presença no lançamento do Escritório de Compras. “Iniciativa de extrema relevância para o ecossistema do setor produtivo e a eficiência da máquina pública, através da boa gestão das compras”, opinou Felipe Coelho, presidente da ACIAT – Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Teresópolis. “Vejo como excelente oportunidade para o crescimento econômico do município, com o dinheiro ficando na cidade e girando a engrenagem da nossa economia”, comentou a produtora cultural Alice Maciel, vice-presidente da ACERT – Associação dos Clubes e Entidades Recreativas de Teresópolis.
O espaço
Localizado no primeiro piso da Prefeitura (Avenida Feliciano Sodré, 675, Várzea), o Espaço do Empreendedor funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h. No local, o pequeno e o microempreendedor podem dar entrada em processos de abertura e legalização de empresas, esclarecer dúvidas sobre alvará e emissão de guias e buscar linhas de microcrédito. Agora, com o Escritório de Compras, os empresários serão orientados sobre os procedimentos para participar das licitações da Prefeitura. O trabalhador também tem uma área dedicada a ele, com o Sine (Sistema Nacional de Emprego) atendendo no mesmo local.