Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Especialista do HSJ dá dicas para curar a ressaca

Hidratação e alimentação devem ser pensadas cuidadosamente

O carnaval é um período de festa e curtição. São idas aos blocos, praia, festas, reuniões com os amigos e com a família e, com isso, muitos acabaram exagerando no consumo de bebidas alcóolicas. E, no dia seguinte de tanta folia, aparece a famosa ressaca. Dores na cabeça, no corpo, no estômago, perda de apetite, náuseas, vômitos e diarreia: estes são os sintomas mais comuns da ressaca. As sensações são tão ruins que, neste momento, há até quem prometa que nunca mais vá beber. Diante disso, a clínica geral do Hospital São José, Giovanna Smolka, deu algumas dicas de como curar a ressaca e se recompor dos dias de folia. “A primeira coisa que a pessoa deve fazer é se hidratar bastante, principalmente enquanto estiver em jejum. A água e os isotônicos são as melhores opções para esse momento. Contudo, refrigerantes, sucos e chás também podem ser consumidos. O ideal é que, ao longo do dia, pelo menos três litros de água sejam ingeridos pelo folião”, explicou a médica.
A alimentação também deve ser pensada cuidadosamente neste tempo. Deve-se evitar, por exemplo, a ingestão de comidas gordurosas e frituras. Os carboidratos no café da manhã podem ser uma boa opção para dar energia. No decorrer do dia, comidas mais leves como frutas e hortaliças, que também possuem características diuréticas, devem ser consumidas. Alguns exemplos são: abacaxi, melão, alface, agrião e água de coco. “Para recuperar os danos feitos ao seu estômago e fígado, alguns chás e suplementos podem ajudar, tais como: chá de gengibre e boldo, complexo B, vitamina C e magnésio. Frutas vermelhas (morangos, ameixa, amora) também são ricas em flavonoide e fortalecem o nosso fígado e imunidade”, aconselhou Drª. Giovanna.
A médica ressalta que o descanso é outro aliado no processo pós ingestão de bebidas alcóolicas. Afinal, o corpo ainda está sofrendo com a intoxicação e necessita que seu nível de atenção seja reduzido. Também é importante evitar exercícios físicos pois o corpo ainda está desidratado e precisando da reposição de nutrientes. Por fim, a clínica geral esclarece que é muito importante beber com moderação! Afinal, a melhor forma de evitar a ressaca e seus desdobramentos é não cometer excessos quando o assunto é bebida alcóolica. “Lembre-se sempre de beber água entre uma dose e outra; alimente-se bem antes e depois; não fique com o estômago vazio enquanto beber; beba, em média, 4 horas antes de ir dormir; após a festa aposte na ingestão de frutas e doces para quebrar o efeito do álcool”, completou a doutora.

Tags

Compartilhe:

Edição 17/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Veja como ficam as repartições e atrativos turísticos de Teresópolis no feriado

Barra: 60 dias de trânsito lento na Rua Dr. Oliveira

Teresópolis recebeu etapa do Circuito Carioca Master de Vôlei de Praia

Quatro fontes com água imprópria para consumo em Teresópolis

Moradores da Rui Barbosa denunciam calçada em situação irregular

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE