Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Especialistas destacam orientação vocacional e pesquisa de mercado como ferramentas essenciais na escolha da carreira

A 7ª edição do UNIFASE das Profissões, será realizada no dia 15 de setembro, no campus da UNIFASE/FMP

A transição da adolescência para a juventude já é uma fase cheia de mudanças e que vem com grandes responsabilidades. Dentre elas, uma que vai definir o contexto profissional: a escolha da carreira que vai seguir, um dos maiores desafios enfrentados pelos adolescentes que estão terminando o ensino médio.

Não é novidade que o Brasil é um país com dimensões continentais e que necessita cada vez mais de profissionais qualificados em diferentes áreas do conhecimento. Por isso, os jovens são estimulados de diversas formas para que sejam inseridos no ambiente acadêmico e contribuam para o desenvolvimento econômico do país. No entanto, a diferença entre a escola e o ambiente universitário é uma questão que deve ser avaliada pelos estudantes, já que em um curso de nível superior, a proposta é que o aluno tenha iniciativa de pesquisar e se aprofundar nos temas debatidos dentro da sala de aula e possa construir seus conhecimentos, na prática e na teoria.

“É preciso que o adolescente estude o máximo que puder sobre a profissão que mais se identifica, a mais adequada à sua realidade e ao seu planejamento de vida. Saber as áreas em que poderá atuar após formado, entender os cenários e os objetivos da profissão, sempre analisando a proposta de trabalho no dia a dia de um profissional da área em que deseja ingressar, são dicas de ouro para reduzir os níveis de ansiedade e de expectativas. Afinal, a nossa profissão é parte fundamental de quem somos e de como queremos nos posicionar diante da sociedade. Através do nosso trabalho, que deve ser motivo de alegria e realização, não de pesar e lamentação, garantimos o nosso sustento e o bem-estar da nossa família. É essencial que ao fazer uma escolha profissional, além de garantir renda, possa gerar satisfação pessoal e profissional”, frisa Ana Helena Tibiriçá Ramos Goldenstein, psicóloga e psicopedagoga da UNIFASE/FMP.

A influência da família e o desejo de ser uma pessoa bem-sucedida são tópicos em destaque quando um estudante toma a iniciativa de ingressar em uma instituição de ensino superior. No entanto, se ainda estiver indeciso, é melhor recorrer ao processo de orientação vocacional e profissional que, quando bem elaborado e conduzido, é fundamental para a tomada de decisão, uma vez que ajuda o adolescente a desenvolver o autoconhecimento e a descobrir possíveis carreiras profissionais e o mercado de trabalho.

“Na avaliação e orientação vocacional, o psicólogo juntamente com o jovem visa compreender que tipo de habilidade e recursos psicológicos ele já possui, sobretudo cognitivos, desenvolvidos no transcorrer da sua vida, que podem facilitar na escolha profissional. Avaliamos todo um conjunto, inclusive o mercado e as opções de profissões já estabelecidas. Neste mapeamento, é importante não considerar somente a parte de remuneração, mas também o quanto o exercício profissional o deixará realizado e levar em consideração os prós e contras para a escolha da profissão. Com essa orientação, o jovem poderá reconhecer suas habilidades e fazer uma escolha profissional mais assertiva”, explica Diogo Fagundes, psicólogo e professor do curso de Psicologia da UNIFASE.

Se algumas perguntas como: O que fazer quando terminar o ensino médio? Qual carreira seguir? Tenho vocação para atuar em alguma profissão específica? ainda te assombram, você pode facilitar esse processo e participar da 7ª edição do UNIFASE das Profissões, que será realizada no próximo dia 15 de setembro, no campus da UNIFASE/FMP. Esse é um evento gratuito, pensado justamente para auxiliar a elucidar essas e outras questões relativas ao mundo acadêmico e a atuação profissional nas áreas de Medicina, Administração, Enfermagem, Licenciatura em Enfermagem, Nutrição, Odontologia, Psicologia e Radiologia. Outras informações e as inscrições podem ser obtidas através do site: www.unifase-rj.edu.br.

Vestibular 2023

Se você já se decidiu e quer ter a UNIFASE/FMP em seu currículo, fique atento! O processo seletivo para ingresso em 2023 no curso de Medicina está com inscrições abertas até o dia 23 de setembro. Já as inscrições para os cursos de graduação da UNIFASE começam essa semana. Mais informações no site: www.unifase-rj.edu.br.

Tags

Compartilhe:

Edição 24/02/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Conta de água comercial com 100% de aumento ainda sem solução

MEIs: Contadora explica aumento no valor da contribuição previdenciária

Ação conjunta prende homicida em Itaipava

Viação Teresópolis atualiza tabela divulgada pelo Detro e informa novos valores

Jacarandá, um lugar para visitar em qualquer estação do ano

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE