Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Espetáculo promove o poder da dança e a valorização de matrizes afro-indígenas

“Gbin” terá apresentação unida na unidade do Sesc em Teresópolis no próximo dia 12

O espetáculo “Gbin” evidencia o poder da dança em aproximar e valorizar matrizes de movimento afro-indígenas na contemporaneidade. A peça estará em circulação nas unidades do Sesc nos municípios de Teresópolis, Campos, Niterói, Nova Friburgo, Barra Mansa, Rio de Janeiro e Nova Iguaçu entre os meses de abril e maio. Em Teresópolis (Avenida Delfim Moreira, 749), a apresentação ocorrerá no dia 12 de abril.
O projeto é a mais recente criação da Cia Xirê e tem como ponto de partida a palavra iorubá “Gbìn” (bîn), que significa “plantar” ou “semear”, conceito que orienta e inspira todo o projeto. A proposta é justamente semear novos olhares, estimulando o contato com corpos e movimentos que brotam de referências estéticas pouco presentes nas cenas massivas de dança.
São gestos, ritmos e presenças que escapam dos padrões mais difundidos nos palcos e também nas mídias virtuais, televisivas e cinematográficas. Ao trazer essa perspectiva, a obra amplia o repertório sensível do público e convida especialmente as crianças a reconhecerem outras formas de expressão corporal, valorizando a diversidade de corpos, culturas e narrativas que também compõem o universo da dança. “A dança pode nos aproximar muito mais do que poderíamos imaginar, promovendo a redução das desigualdades a partir do encontro, em dança, dos olhares de crianças com corpos fenotipicamente e culturalmente afro indígenas, bem como às qualidades de movimento que brotam desses corpos”, afirma a diretora e coreógrafa Andrea Elias.
Contemplado no Edital Sesc Pulsar O Corpo Negro, tem um corte temático marcadamente afro indígena, ficha técnica predominantemente composta por negros, cultivando uma poética que dialoga com o conceito de “oralitura”, da pesquisadora Leda Martins, onde os atravessamentos, os cruzos, promovem o acontecimento. “‘Gbin’ nasce do desejo de aproximar corpos em suas diversidades num momento no qual estes são convocados a se manterem à distância. Esta aproximação fala não apenas da fisicalidade, mas também da diversidade cultural e subjetiva, da convicção no poder que tem a dança de conectar corpos em suas diferenças e afirmar suas potências”, acrescenta Andrea. Ao ser criado para crianças, a peça transita por questões centrais da linguagem da dança contemporânea em direção à recepção do público infanto-juvenil, investigando o que é próprio da linguagem na relação com este olhar lúdico da infância.
Andrea reforça ainda que a Cia Xirê, há mais de 20 anos, tem exercido um importante papel na democratização da dança contemporânea, ampliando os canais de acesso entre ela e o público em formação. “Nosso compromisso vai além de colocar um espetáculo em cena. A gente busca, de forma contínua, criar caminhos reais de aproximação entre a dança contemporânea e o público, especialmente aqueles que ainda estão em processo de formação e descoberta. Democratizar o acesso é entender que nem todos se sentem pertencentes a esses espaços, e por isso trabalhamos para romper essas barreiras, ocupar novos territórios e estimular o olhar, a sensibilidade e o interesse de diferentes pessoas pela arte”, finaliza a diretora e coreógrafa.

SERVIÇO

Espetáculo “Gbin”, Cia Xirê

12 de abril, às 16 horas – Sesc Teresópolis – Avenida Delfim Moreira, 749 – Várzea, Teresópolis

Tags

Compartilhe:

Teresópolis 10/04/2026
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Concurso da prefeitura: criado grupo de trabalho para organização do certame

Radares: GCM vai ‘avisar’ quando equipamentos passarão a multar

Prazo para regularizar título de eleitor termina em maio

Capette pede ajuda para garantir segurança de crianças atendidas na instituição

Teresópolis tem novo secretário de Limpeza Pública

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE