Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Estação Climatológica do INMET terá uso compartilhado com a prefeitura de Teresópolis

Município vai fazer a manutenção do espaço e ceder funcionários para melhorar prestação do serviço

O prefeito Vinicius Claussen recebeu nesta terça-feira, 25, as chaves do imóvel onde está instalada a Estação Climatológica Auxiliar do Instituto Nacional de Meteorologia em Teresópolis, na Avenida Feliciano Sodré, 842, na Várzea. A estação existe no município desde 1º de janeiro de 1913 e é a segunda mais antiga do INMET em operação, ficando atrás apenas da unidade de Campos dos Goytacazes, fundada em 16 de junho de 1911. Conforme Acordo de Cooperação Técnica Compartilhada, o INMET continuará na área ocupada pela estação fazendo a coleta diária de dados referentes às variáveis atmosféricas e enviando para a sede do Distrito de Meteorologia, no Rio de Janeiro. Caberá à Prefeitura fazer a manutenção e administrar o restante do imóvel, além de disponibilizar até dois funcionários para serem treinados como observadores meteorológicos – profissionais responsáveis pela observação do tempo e coleta de dados.
“Estamos assumindo a administração compartilhada do imóvel, que vamos revitalizar para dar uma função social ao espaço, localizado em uma área tão valorizada e de fácil acesso. Centenária, a Estação Climatológica presta um serviço fundamental de monitoramento do tempo e faz parte da paisagem urbana do centro de Teresópolis, com seus instrumentos meteorológicos”, relatou o Prefeito Vinicius Claussen.
As chaves foram entregues pela coordenadora do Distrito de Meteorologia do INMET no Rio de Janeiro. “Essa é uma importante parceria para manter a estação em funcionamento e operando de forma convencional, com coleta diária de dados, às 9h, sem interrupção”, comentou Marilene de Carvalho. O observador meteorológico Augusto Alexandre Machado acompanhou a ação. “Completei 48 anos no INMET nesse mês e já podia estar aposentado, mas sou apaixonado pela Estação de Teresópolis, onde trabalho há 26 anos”, contou ele.

Prefeito Vinicius Claussen recebe as chaves da Estação Climatológica das mãos de Marilene de Carvalho, coordenadora do Distrito de Meteorologia do INMET no Rio de Janeiro

A estação
Pertencente ao 6º Distrito de Meteorologia e vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a Estação Climatológica Auxiliar de Teresópolis funciona em imóvel cedido pelo governo do estado do Rio de Janeiro. Como as demais estações auxiliares, ela integra a rede de monitoramento do INMET como parte dos planos de ação para prevenção de desastres naturais e de provimento de informações refinadas para a agricultura, previsão do tempo e previsão climática. É equipada com termômetro de máxima, termômetro de mínima, pluviômetro, pluviógrafo e cata-vento, instrumentos utilizados para coleta de dados, como temperatura, chuva e velocidade do vento.
Os termômetros são instalados dentro de um abrigo meteorológico, construído sobre coluna. A estrutura tem paredes vazadas para permitir que o ar a atravesse livremente, permitindo uma ventilação natural, ao mesmo tempo em que cria condições de sombra aos instrumentos meteorológicos em seu interior, para que registrem as características naturais da atmosfera. O abrigo é pintado de branco e encontra-se a 1,5 metro de altura, padrão internacional.


Tags

Compartilhe:

Edição 24/02/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Conta de água comercial com 100% de aumento ainda sem solução

MEIs: Contadora explica aumento no valor da contribuição previdenciária

Ação conjunta prende homicida em Itaipava

Viação Teresópolis atualiza tabela divulgada pelo Detro e informa novos valores

Jacarandá, um lugar para visitar em qualquer estação do ano

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE