Juliana Ludwig
Começa neste sábado, 23, e segue até o dia 22 de dezembro, a Primavera. Ela é considerada uma das estações mais agradáveis, por conta das temperaturas amenas, chuvas e aumento da umidade do ar, e também como estação das flores. Nos próximos meses, os dias terão aproximadamente a mesma duração das noites e neste ano a estação será marcada pela influência do fenômeno climático El Niño, causado pelo aquecimento das águas de parte do Oceano Pacífico – o que pode causar défitit de precipitação na maior parte do Brasil e chuvas mais intensas na região Sul.
De acordo com o INMET, os primeiros episódios da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) podem ocorrer durante a Primavera, com chuva no Sudeste, Centro-Oeste, Acre e Rondônia. Já na Região Sul, podem ocorrer episódios de Complexos Convectivos de Mesoescala (CCM), que estão associados à ocorrência de chuvas fortes, rajadas de vento, descargas atmosféricas e eventual granizo. Teresópolis conhecida por sua beleza singular, torna-se um espetáculo de cores durante a estação. De acordo com o Climatempo, as temperaturas podem cair na próxima quinta-feira no município, e terá previsão de chuvas para a próxima semana. Portanto, a previsão é que as temperaturas fiquem mais elevadas nos próximos meses.
Floração em Teresópolis
Na Primavera, o canteiro central, que divide as principais avenidas do município, Lúcio Meira e Feliciano Sodré, é um grande destaque em variedade de árvores. Entre as da Praça da Matriz, sempre estão floridas as grandes Espatódeas (Spathodea campanulata), em tons de vermelho alaranjado. A bióloga Hayssa Dumard lembra que “A Espatódea é uma árvore de origem africana, ou seja, é exótica, mas se adaptou muito bem nas regiões tropicais. Aqui podemos observar duas colorações diferentes, a abóbora e a amarela, sendo que a segunda é bem mais difícil. Um ponto negativo é que essa árvore tem flores que têm néctar tóxico para nossas abelhas, podendo assim prejudicar essa fauna. Daí, o perigo de cultivar plantas exóticas, mesmo que belas”.
Nossos parques
Importante destacar ainda que, mesmo cercada por três unidades de conservação ambiental – Parque Nacional da Serra dos Órgãos, Parque Estadual dos Três Picos e Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis, a cidade precisa de pequenos espaços naturais, como o canteiro central, para favorecer o desenvolvimento da fauna e da própria flora. Aves, por exemplo, vão de galho em galho, literalmente, buscando alimento e abrigo.
Cuide das árvores
Colocar pregos, encaixotar raízes ou concretar o entorno das árvores, por exemplo, pode reduzir consideravelmente seu tempo de vida. Então, atenção na manutenção delas.
Dicas para aproveitar os dias quentes
A Primavera chegou, e com ela vêm os dias mais longos e ensolarados, temperaturas amenas e a oportunidade de sair e desfrutar o ar livre. À medida que nos despedimos do Inverno, é importante lembrar de se preparar adequadamente para os dias mais quentes e ensolarados da estação. Veja algumas dicas para aproveitar ao máximo a estação com saúde e diversão: Proteja-se do sol, os raios UV podem ser intensos, use protetor solar para proteger a pele e queimaduras solares, hidrate-se, use roupas adequadas, mantenha uma alimentação saudável, pratique atividades físicas e aprecie a beleza da estação.