Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Estácio amplia portifólio e passa a oferecer cursos técnicos de Nível Médio em Teresópolis

Profissionais qualificados em nível médio tecnológico atendem mais rapidamente à demanda de oferta de empregos

A Estácio, reconhecida instituição de ensino superior e uma das maiores do segmento brasileiro, está com as inscrições abertas para os novos cursos técnicos de Nível Médio (Escola Técnica da Estácio) na Região Serrana do Rio. A iniciativa tem o potencial de abrir novas oportunidades para os estudantes em busca de uma formação prática e específica, consolidando ainda mais o compromisso da instituição com a educação de qualidade. Jovens e adultos com o Ensino Médio em andamento ou concluído já podem se matricular e escolher o curso de sua preferência. As aulas terão início a partir de março de 2024 e mais informações e inscrições podem ser conferidas por meio do link: https://estacio.br/estude-na-estacio/nossos-cursos-tecnicos. Em Teresópolis, a Escola Técnica da Estácio irá ofertar os cursos de Enfermagem, Administração, Segurança do Trabalho e Informática.
A Escola Técnica complementa a atuação da instituição no segmento de ensino adulto, promovendo a capacitação de jovens que, em muitos casos, ainda não estão habilitados academicamente ao ensino superior e desejam ingressar no mercado de trabalho. Os cursos estão disponíveis nos turnos da manhã, tarde e noite na unidade de Teresópolis, em mais de 70% das unidades da Estácio no Estado do Rio de Janeiro.
De acordo com Márcio Ramos, diretor Regional e responsável pela implementação dos cursos técnicos, a Estácio tem o potencial de contribuir significativamente na formação de estudantes. “Com mais de 50 anos de expertise no ensino superior, qualidade acadêmica, abrangência de cursos e conexões com o mercado de trabalho, a Estácio se torna um parceiro valioso para os estudantes que desejam adquirir uma formação técnica de excelência. Essa iniciativa fortalece a missão da instituição de promover o acesso à educação e de preparar os estudantes para os desafios do mercado de trabalho”, afirma Márcio.
Uma das principais vantagens de contar com a Estácio na formação técnica dos estudantes é a experiência e qualidade que a instituição já possui no campo do ensino superior, além de ser reconhecida por ter um corpo docente qualificado e infraestrutura moderna, proporcionando um ambiente propício ao aprendizado. Esses mesmos padrões de qualidade são aplicados aos cursos da Escola Técnica da Estácio, assegurando uma formação de excelência para os estudantes. As aulas presenciais, com atividades teóricas e práticas, contam com o suporte de conteúdos em formatos variados, como vídeos, podcasts, estudos de casos e exercícios, que podem ser acessados por celular, notebook ou tablet. Os professores do ensino superior da instituição reforçam o quadro docente dos novos cursos.

As aulas terão início a partir de março; e a Escola Técnica da Estácio já está disponível em mais de 70% dos campi da instituição no Estado. Foto: Divulgação Estácio

Oportunidades no mercado de trabalho
A ênfase na aplicação prática do conhecimento é uma das principais vantagens do ensino técnico. Enquanto a educação tradicional aborda principalmente os aspectos teóricos de uma disciplina, o ensino técnico se concentra em fornecer aos alunos as habilidades práticas necessárias para determinadas funções, desempenhando um papel fundamental no desenvolvimento de habilidades e na preparação dos indivíduos para o mercado de trabalho.
Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), por meio da Pnad Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) de 2022, trabalhadores que se formam no ensino profissional e técnico conseguem ingressar mais rapidamente no mercado de trabalho em funções com maior potencial de retorno financeiro. Em outro estudo encomendado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), o diploma de curso técnico eleva a renda média do trabalhador brasileiro em 18%.
Vale destacar a forte conexão da Estácio com o mercado de trabalho. A instituição possui parcerias com empresas e organizações dos mais diversos setores, proporcionando aos estudantes uma maior proximidade com o ambiente profissional. Esses convênios podem resultar em estágios e outras oportunidades de inserção no mercado de trabalho, fortalecendo a empregabilidade dos estudantes que buscam uma formação técnica.

Edição 24/02/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Conta de água comercial com 100% de aumento ainda sem solução

MEIs: Contadora explica aumento no valor da contribuição previdenciária

Ação conjunta prende homicida em Itaipava

Viação Teresópolis atualiza tabela divulgada pelo Detro e informa novos valores

Jacarandá, um lugar para visitar em qualquer estação do ano

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE