A Universidade Estácio de Sá concedeu, em cerimônia solene realizada no auditório da unidade Tom Jobim, na Barra da Tijuca (Rio de Janeiro), o título de Doutora Honoris Causa à executiva e referência no setor educacional Cláudia Romano. A homenagem reconhece sua trajetória marcada por inovação, impacto social e protagonismo na educação superior brasileira. A mesa da cerimônia foi composta por Ivana Rodrigues, vice-reitora de Cultura e Relações Institucionais da Universidade Estácio de Sá; Márcio Ramos, vice-reitor de Administração e Finanças; Anniely Corrêa, vice-reitora de Graduação; Guilherme Monteiro, vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão; e Silvio Pessanha Neto, CEO do IDOMED e vice-presidente do grupo educacional Yduqs.
Diversas autoridades federais, estaduais e municipais estiveram presentes. No âmbito federal, estiveram presentes Celso Niskier, Conselheiro Nacional de Educação, e Gabriel Chalita, ex-deputado federal, além de Graça Foster, ex-presidente da Petrobras. Representando o governo estadual do Rio de Janeiro, participaram Nicola Moreira Miccione, Secretário Chefe da Casa Civil, e Alex Castellar, Assessor Especial do Gabinete do Governador, além de Humberto Dalla, desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, e Aroldo Neto, Subsecretário da Casa Civil. Pelo governo municipal, estiveram presentes Mariana Xavier, Secretária Interina de Políticas para Mulheres e Cuidados do Município do Rio de Janeiro, e representantes da Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro.
Vice-presidente do Grupo Educacional Yduqs, presidente do Instituto Yduqs, do SEMERJ (Sindicato das Entidades Mantenedoras de Ensino Superior do Estado do Rio de Janeiro) e do Pacto pelo Esporte, Cláudia é uma das líderes mais atuantes da educação no país. Com mais de duas décadas dedicadas ao setor, tem defendido incansavelmente a qualidade, a inclusão e a transformação social por meio do ensino.
Carioca apaixonada pelo Rio, é graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Faculdade da Cidade, possui formação em Liderança pela Fundação Dom Cabral e em Gestão Integrada ESG pela PUC-Rio. Ao longo da carreira, construiu uma sólida rede de relacionamentos nas esferas pública, privada e do terceiro setor, sempre pautada pela ética, pela inovação e pelo compromisso com o desenvolvimento humano.
Especialista em Gestão Estratégica, Liderança, Comunicação Corporativa, Relações Governamentais e Institucionais, e speaker de ESG, Cláudia Romano soma mais de duas décadas de experiência no setor educacional. Sua trajetória é marcada pela inovação, responsabilidade social e desenvolvimento humano, com impacto direto na expansão do acesso à educação de qualidade no Brasil.
Atualmente, Cláudia preside o SEMERJ, o Pacto pelo Esporte e o Comitê de Governança e Responsabilidade Social da ABMES. É Embaixadora do Movimento Educa2030, iniciativa do Pacto Global da ONU no Brasil, e integra o Conselho Orientador da Rede Brasil (CORB), entidade responsável pela governança do Pacto no país. Atua ainda como conselheira do Conselho de Esporte, Lazer e Desenvolvimento Social da Associação Comercial do Rio de Janeiro, da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, do Senac RJ (Ensino Fundamental), da ANUP (Associação Nacional das Universidades Particulares) e da Escola Solar Meninos de Luz. Também é membro do Grupo de Trabalho sobre Transição e Dupla Carreira Esportiva do Ministério do Esporte e Embaixadora da Cultura na Fundação Cidade das Artes.
Com atuação reconhecida em Portugal, França, Estados Unidos, Suíça e Angola, Cláudia tem levado o nome do Brasil ao cenário internacional, compartilhando boas práticas e experiências de impacto em educação superior. Tornou-se a primeira mulher a presidir o SEMERJ e, em 2025, também a primeira mulher à frente do Pacto pelo Esporte, reforçando a governança e a transparência na área esportiva.
Por suas contribuições à educação e ao esporte, já recebeu as principais honrarias do Estado e do Município do Rio de Janeiro — a Medalha Pedro Ernesto (2019) e a Medalha Tiradentes (2022). Entre os projetos que lidera, destacam-se o Mediversidade — programa premiado em Cannes e dedicado à inclusão de pessoas negras na medicina — e o Programa de Alfabetização e Letramento de Jovens e Adultos, que já transformou a vida de mais de 1,8 mil pessoas em situação de vulnerabilidade. “Alfabetizar é libertar — e ver alguém escrever o próprio nome pela primeira vez é uma das experiências mais transformadoras que a educação pode proporcionar”, afirmou Cláudia durante a cerimônia.
Representando o governo do Estado, Nicola Miccione, secretário da Casa Civil do Rio de Janeiro, destacou que a parceria com Claudia é contínua. “Me vejo muito na Cláudia. Como executivos, recebemos uma enxurrada de demandas e vivemos obcecados por produtividade. Nos últimos cinco anos, temos uma troca diária, e não há uma única demanda que ela não me cobre. São gestos assim que fazem valer a pena a nossa jornada como líderes. Se não pudermos mudar vidas, não vale a pena. A Cláudia inspira vidas. O que não se pode tirar de uma pessoa é a educação — e ela acredita profundamente nisso. Educação precisa ser dada continuamente. Sem cultura e sem educação, o país não vai pra frente”.
Um dos momentos mais emocionantes do evento foi a homenagem da família: os filhos Rodrigo e Daniel, a mãe, dona Vera Romano e o pai, Filinto Pereira, entregaram à homenageada uma placa, flores com mensagens de carinho escritas por colegas e amigos de jornada. Em seguida, alunas do curso de Cinema, Ana Beatriz e Bruna, interpretaram uma canção especial, acompanhadas ao piano pelo sargento Thiago Rodrigo, da Banda do Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil — instrumento que pertenceu ao fundador da Estácio, professor João Uchôa, e que simboliza a tradição e o afeto que permeiam a história da instituição.
Durante seu discurso, Cláudia admitiu que sua fé e determinação a trouxeram até aqui. “A minha trajetória é construída sobre pilares que me acompanham em cada passo: a vontade que me move, a disciplina que me orienta, a humildade que me conecta à equipe e a escuta ativa que me permite aprender todos os dias. Receber este título é mais do que uma honra — é um convite à reflexão sobre o caminho que percorri e sobre o poder da coragem. Porque a verdadeira coragem não é a ausência de medo, mas a decisão de atravessá-lo com fé, propósito e coração. Foi essa coragem que me ensinou que autenticidade é força, que o brilho nos olhos vem da paixão pelo que fazemos e que nenhum resultado é individual, mas sempre fruto de um time inteiro que acredita junto”, Cláudia Romano, Presidente do Instituto Yduqs e Vice-Presidente do grupo.
Ao receber o título de Doutora Honoris Causa, Cláudia Romano passa a integrar um seleto grupo de personalidades que marcaram a história da educação brasileira. A homenagem celebra não apenas sua relevância institucional, mas também o legado inspirador de uma mulher que transforma valores éticos em ação concreta — inspirando estudantes, educadores e gestores em todo o país.
O que significa um título Doutor Honoris Causa
Ele é concedido por diversas universidades, sendo atribuído a personalidade nacional ou estrangeira que tenha se destacado singularmente por sua contribuição à cultura, à educação ou à Humanidade de uma forma em geral. O termo “Honoris Causas” advém do latim, que significa “por causa da honra”.
Ao longo da sua trajetória a Universidade concedeu o título de Doutor Honoris Causa a personalidades que se destacaram por suas contribuições à educação, à justiça e à sociedade brasileira. Entre os homenageados estão Ivone Caetano (2021), reconhecida por sua atuação como desembargadora e militante antirracista; Maria Helena Guimarães de Castro (2019), ex-presidente do INEP e referência em políticas educacionais; João Carlos Simões (2017), ex-reitor da instituição, cuja gestão acadêmica marcou época; e Rachel de Oliveira Maia (2024), empresária e defensora da equidade racial e de gênero. Essas homenagens refletem o compromisso da Estácio com o reconhecimento de trajetórias inspiradoras e transformadoras no cenário nacional.