Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Estado anuncia apoio para retomar show “Som e Luz” no Museu Imperial de Petrópolis

Iniciativa que será promovida por meio da Lei de Incentivo à Cultura e do investimento de R$ 1,7 milhão

O governador Cláudio Castro anunciou, neste domingo (02), que os equipamentos do espetáculo “Som e Luz” do Museu Imperial, em Petrópolis, serão readequados e modernizados. A iniciativa, que será promovida por meio da Lei de Incentivo à Cultura e do investimento de R$ 1,7 milhão da Enel, vai permitir o retorno do funcionamento do projeto, que está suspenso desde 2020. De acordo com Castro, serão utilizados equipamentos de ponta para viabilizar a retomada das apresentações. A expectativa é garantir o show para moradores e turistas por pelo menos 10 anos. “É essencial que a gente reconheça a importância da história do nosso país, isso é fundamental para o turismo. O resgate da nossa memória alavanca políticas públicas e nos relembra quem somos e de onde viemos, e Petrópolis respira isso, sendo uma cidade imperial. O Rio é mais do que apenas belezas naturais, praias e gastronomia, esse potencial precisa ser mais explorado para garantirmos o desenvolvimento completo do nosso estado”, explicou o governador.

O show acontece desde 2002 no Museu Imperial, um dos pontos turísticos mais tradicionais e visitados do estado. Por ano, eram realizadas cerca de 100 apresentações para 250 espectadores. Desde o início do funcionamento, mais de 400 mil pessoas puderam contemplar o espetáculo, que conta com uma superprodução com efeitos especiais de iluminação e sonorização para reviver a história de Dom Pedro II. A secretária de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros, enfatizou que o Museu Imperial é um dos patrimônios culturais mais importantes do Estado. “O ‘Som e Luz’ conquista tanto a população fluminense, quanto os turistas. Com essa modernização, vamos devolver ao público uma experiência única, que une história e tecnologia para preservar a memória do Brasil de forma envolvente e didática”, disse.

O secretário do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi, também reforçou a importância do Museu Imperial para o turismo petropolitano. “A volta desse evento enfatiza o papel desse local na história de Petrópolis, que é um dos destinos mais importantes do turismo histórico. Vamos investir em equipamentos mais eficientes e sustentáveis, reduzindo o consumo energético e aumentando a vida útil dessa experiência para os próximos anos”, destacou Rossi.

Tags

Compartilhe:

Edição 05/02/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Meio Ambiente e INEA apuram contaminação de rio em Teresópolis

Apresentação da Orquestra Feso Pro Arte no novo Teatro Feso

Mais uma edição da Feira da Serra é confirmada em Teresópolis

Boteco Le Canton, evento “open food” neste sábado em Teresópolis

TRE do Rio absolve chapa de Cláudio Castro em ação por gastos em 2022

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE