Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Estado do Rio registrou 232 casos de maus-tratos a animais em 2020

Em 2020, foram registrados 232 casos de maus-tratos a animais silvestres ou domésticos em todo o estado do Rio de Janeiro.

Em 2020, foram registrados 232 casos de maus-tratos a animais silvestres ou domésticos em todo o estado do Rio de Janeiro. As ocorrências são divididas em três titulações penais: crueldade contra animais; maus-tratos contra animais silvestres; e maus-tratos contra animais silvestres se ocorre morte do animal. De acordo com levantamento feito pelo Instituto de Segurança Pública (ISP), 47,4% dos crimes aconteceram no interior fluminense. Em segundo lugar, aparece a capital (28,4%), seguida pela Baixada Fluminense, com 14,7% dos casos. 

Ao analisarmos as cidades individualmente, Niterói (4,3%) vem logo depois do município do Rio no ranking dos que registram mais crimes. Campos dos Goytacazes (3%), no Norte Fluminense, vem logo em seguida. Quase 45% das ocorrências tiveram uma residência como local de fato. A via pública foi o segundo lugar que mais apareceu no levantamento, com 22,4% dos casos.

O número de registros de ocorrências de maus-tratos a animais em 2020, porém, foi quase 10% menor que o de 2019 (257). A diretora-presidente do ISP, Marcela Ortiz, acredita que a queda no número de crimes pode ser o reflexo da conscientização da população de que os maus-tratos a animais têm consequências criminais, além da ação dos órgãos de fiscalização.

– Assim como muitos crimes que acontecem no interior de uma residência, é muito importante que vizinhos, parentes e pessoas próximas não se omitam e denunciem caso percebam que há sofrimento do animal doméstico. O mesmo vale para os animais silvestres, que não podem ser criados em casa. Aliás, dependendo do animal silvestre, ele pode colocar a vida de alguém em risco – afirmou.

O Comando de Polícia Ambiental (CPAm) da Secretaria de Polícia Militar atua para coibir o comércio de animais nativos e silvestres, principalmente o realizado em feiras urbanas tradicionais. Os policiais também atuam impedindo a manutenção desses animais em cativeiros irregulares em todo o estado. A Secretaria de Polícia Civil conta com a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente, que funciona na Cidade da Polícia, na Avenida Dom Hélder Câmara 2.066.

Para denunciar, ligue para o serviço 190, para o telefone do CPAm (21 2334-7634) ou pela Linha Verde do Disque Denúncia (0300 253 1177). O anonimato é garantido.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 11/09/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Fux absolve Bolsonaro dos cinco crimes da trama golpista

Suspeita de irregularidade é identificada em vistoria de motocicleta em Teresópolis

1º Fórum de Mobilidade abre a Semana Municipal de Trânsito de Teresópolis

Defesa Civil realiza Simulado de Alerta de Chuvas na Coreia

Teresópolis recebe evento “Onda Verde” em prol da atividade física no dia 20 de setembro

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE