Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Estado e ONU Habitat farão ações de desenvolvimento sustentável

Cláudio Castro também solicitou ajuda no planejamento de ações que ajudem na recuperação de Petrópolis

O Governo do Estado e o Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (ONU Habitat) vão firmar parceria para implementar ações voltadas para o desenvolvimento urbano sustentável no Rio de Janeiro. O anúncio foi feito, nesta segunda-feira, 07, pelo governador Cláudio Castro, após reunião com a diretoria da instituição, em Nova Iorque. Nesta terça-feira, 08, o governador visitou a Nasdaq, segunda maior bolsa de valores dos Estados Unidos, e se reunirá com representantes do Programa das Nações Unidas para Desenvolvimento (PNUD) na América Latina e Caribe. O acordo vai permitir que o Rio se adeque ao conceito de Cidades Resilientes, criando, em conjunto com a ONU-Habitat, projetos de desenvolvimento social e sustentável, com foco nas necessidades das cidades fluminenses. A meta é tornar os municípios mais sustentáveis e autossuficientes. – Vamos formalizar o acordo com a assinatura de um memorando no dia 22 de março, durante evento no Cristo Redentor. O objetivo é trocar experiências para que possamos criar políticas públicas que ajudem a resolver problemas como as irregularidades de ocupação do solo, por exemplo – explicou Castro.
O Governo do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Defesa Civil, já participa da campanha da ONU de conscientização de risco, planejamento e implementação de ações para diminuir riscos de desastres. A ideia é estreitar ainda mais essa parceria. Durante a reunião, o governador apresentou as ações que são implantadas no Estado do Rio com foco no tema Cidades Resilientes, como a limpeza de rios, contenção de encostas de áreas de risco e plano de prevenção de desastres naturais. Castro também solicitou ajuda da ONU Habitat no planejamento de ações que ajudem na recuperação de Petrópolis.

Daremos continuidade aos programas que executamos no Rio de Janeiro e ajudaremos ainda mais em ações que envolvam a recuperação de Petrópolis. Estamos comprometidos com o Estado do Rio de Janeiro – ressaltou o diretor do Escritório do Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (ONU Habitat) em Nova Iorque, Chris William”

Rio 2030

No encontro, o secretário do Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Pampolha, apresentou as ações do governo referentes aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda2030, e convidou a instituição da ONU para participar da construção do Calendário Rio2030.

  • O Governo do Estado estabeleceu por decreto, em novembro de 2021, a Comissão Estadual dos ODS, que vai criar objetivos do desenvolvimento sustentável no orçamento anual, assim como criar o Observatório dos ODS – disse o secretário.
    Após a reunião com representantes da ONU Habitat, Castro e sua comitiva se encontraram com o representante permanente junto às Nações Unidas, o embaixador Ronaldo Costa Filho. O secretário de Fazenda do município do Rio de Janeiro, Pedro Paulo, também participou das agendas desta segunda-feira.

Foto: Imprensa/RJ

O anúncio foi feito, nesta segunda-feira, 07, pelo governador Cláudio Castro, após reunião com a diretoria da instituição, em Nova Iorque

Tags

Compartilhe:

Edição 17/05/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Hábitos dos passageiros do transporte público em Teresópolis dão sinais de mudança

Prefeitura desconta do servidor e não faz o repasse do dinheiro para o SindPMT

Horto de Teresópolis recebe atividade pelo “Dia de Ecologia”

Traficantes de Teresópolis recebiam maconha pelo Correios

Santa Rita, um “cantinho” de Teresópolis que merece ser visitado

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE