Cláudio Castro também solicitou ajuda no planejamento de ações que ajudem na recuperação de Petrópolis
O Governo do Estado e o Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (ONU Habitat) vão firmar parceria para implementar ações voltadas para o desenvolvimento urbano sustentável no Rio de Janeiro. O anúncio foi feito, nesta segunda-feira, 07, pelo governador Cláudio Castro, após reunião com a diretoria da instituição, em Nova Iorque. Nesta terça-feira, 08, o governador visitou a Nasdaq, segunda maior bolsa de valores dos Estados Unidos, e se reunirá com representantes do Programa das Nações Unidas para Desenvolvimento (PNUD) na América Latina e Caribe. O acordo vai permitir que o Rio se adeque ao conceito de Cidades Resilientes, criando, em conjunto com a ONU-Habitat, projetos de desenvolvimento social e sustentável, com foco nas necessidades das cidades fluminenses. A meta é tornar os municípios mais sustentáveis e autossuficientes. – Vamos formalizar o acordo com a assinatura de um memorando no dia 22 de março, durante evento no Cristo Redentor. O objetivo é trocar experiências para que possamos criar políticas públicas que ajudem a resolver problemas como as irregularidades de ocupação do solo, por exemplo – explicou Castro.
O Governo do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Defesa Civil, já participa da campanha da ONU de conscientização de risco, planejamento e implementação de ações para diminuir riscos de desastres. A ideia é estreitar ainda mais essa parceria. Durante a reunião, o governador apresentou as ações que são implantadas no Estado do Rio com foco no tema Cidades Resilientes, como a limpeza de rios, contenção de encostas de áreas de risco e plano de prevenção de desastres naturais. Castro também solicitou ajuda da ONU Habitat no planejamento de ações que ajudem na recuperação de Petrópolis.
Rio 2030
No encontro, o secretário do Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Pampolha, apresentou as ações do governo referentes aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda2030, e convidou a instituição da ONU para participar da construção do Calendário Rio2030.
- O Governo do Estado estabeleceu por decreto, em novembro de 2021, a Comissão Estadual dos ODS, que vai criar objetivos do desenvolvimento sustentável no orçamento anual, assim como criar o Observatório dos ODS – disse o secretário.
Após a reunião com representantes da ONU Habitat, Castro e sua comitiva se encontraram com o representante permanente junto às Nações Unidas, o embaixador Ronaldo Costa Filho. O secretário de Fazenda do município do Rio de Janeiro, Pedro Paulo, também participou das agendas desta segunda-feira.
Foto: Imprensa/RJ
O anúncio foi feito, nesta segunda-feira, 07, pelo governador Cláudio Castro, após reunião com a diretoria da instituição, em Nova Iorque