Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Estado vai auxiliar a solucionar crise da água em Guapimirim

Município sofre com problema no abastecimento por conta do assoreamento no rio Soberbo

 governador Wilson Witzel anunciou uma série de medidas para ajudar a solucionar a crise de abastecimento de água potável no município de Guapimirim, na Baixada Fluminense. Entre as ações está a criação da Comissão Especial de Gestão de Crise para avaliar e realizar as medidas necessárias. Órgãos estaduais como a Cedae e a Secretaria de Defesa Civil estão auxiliando o município. A crise hídrica é resultado do assoreamento no Rio Soberbo, principal fonte de abastecimento da cidade, que tem 60 mil habitantes. O desastre afetou o ponto de captação de água potável. 
Na tarde do último sábado, o governador esteve na cidade ao lado do prefeito de Guapimirim, Jocelito Pereira de Oliveira, e dos secretários estaduais de Defesa Civil e comandante-geral do Corpo de Bombeiros, Roberto Robadey Jr., e de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego e Renda, Lucas Tristão. Witzel também sobrevoou a região de helicóptero para avaliar o curso da água do Rio Soberbo.  – Recebi a ligação do prefeito informando sobre a situação de gravidade do abastecimento de água na cidade, que está com déficit de mais de 70%. O problema começou há alguns dias. A falta de água em um calor como este, principalmente nas comunidades carentes, é algo extremamente preocupante. Mais de duas mil pessoas não teriam condições de comprar água. Então, foi iniciado um trabalho também com a Legião da Boa Vontade (LBV) para a doação de água potável. O governo do estado, através da Defesa Civil e da Cedae, também tem a obrigação de auxiliar nessa situação. O abastecimento será normalizado – ressaltou o governador, durante entrevista coletiva realizada no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC).
 
Auxílio 
Segundo o governador, a Cedae deve assumir o serviço de fornecimento de água na cidade, que é realizado atualmente por outra empresa. A Cedae está na região dando apoio com carros-pipa para o abastecimento de imóveis, além de oferecer auxílio técnico para iniciar a operação da estação de tratamento de água. – A empresa que presta o serviço de abastecimento de água não está cumprindo o contrato. Ela deveria manter os filtros limpos, deveria investir em melhorias nas condições do abastecimento de água. Hoje, o abastecimento é o mesmo, tem a mesma estrutura de 20 anos atrás. A Cedae deverá assumir a operação naquela região. O que está sendo gasto pelo Estado será cobrado da empresa – explicou Witzel. 
 A Secretaria de Estado de Defesa Civil enviou para a cidade veículos de transporte de água. Por meio da Rede Salvar – formada por diversas entidades voluntárias, incluindo a Legião da Boa Vontade e a Agência Adra, da Igreja Adventista –, a pasta também está realizando uma campanha de doação de água potável para a população.  – A água é captada pelo Rio Soberbo, que desce das montanhas da Serra dos Órgãos. As chuvas intensas provocaram vários deslizamentos, o que tornou a água muito turva, e o tratamento não está sendo eficaz. A Cedae já está resolvendo esse problema. Acionamos a Rede Salvar e já encaminhamos mais de 8 mil litros de água mineral para as comunidades carentes. Ainda de madrugada enviamos dois tanques-reboque com 30 mil litros de água, cada um, para o município – explicou o secretário de Defesa Civil.

 

 

Tags

Compartilhe:

Edição 05/07/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Nova avenida entra na fase final de construção em Teresópolis

Teresópolis ganha centros de referência para crianças neuroatípicas no aniversário de 134 anos

Prefeitura divulga pontos de ônibus temporários durante o desfile de aniversário de Teresópolis

134 anos: “Teresópolis será a capital da qualidade de vida”, destaca Leonardo Vasconcellos

Domingo com eventos comemorativos pelos 134 anos de Teresópolis

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE