Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Estudantes homenageiam garis no bairro de São Pedro

Coletores são exemplo de "super-heróis da vida real" para alunos de escola municipal

Localizada na Rua Nadir Oliveira Furtado, conhecida como Rua das Casas Populares, em São Pedro, a Escola Municipal Pernalonga deu exemplo na última semana: Estudantes de uma das turmas do pequeno estabelecimento de ensino homenagearam três funcionários do setor de coleta de lixo do município, profissionais que frequentemente recolhem todo o tipo de material na comunidade mais populosa do município. Eles foram escolhidos como “Super Heróis da Vida Real” e, além falar com os jovens um pouco sobre a sua importante profissão, vestiram capas vermelhas em referência ao Superman, um dos heróis mais trabalhados pela DC. “Aproveitando o Dia da Natureza, celebrado anualmente em 4 de outubro, os alunos do Cemei Pernalonga, em São Pedro,  fizeram uma singela homenagem aos coletores de lixo que atuam na área. Ao longo do ano, a escola vem trabalhando temas voltados para  ecologia, meio ambiente, reciclagem, tudo para a conscientização das crianças quanto aos meios sustentáveis de  utilizar o meio ambiente, sem danificá-lo. E o trabalho dos coletores de lixo é de suma importância para a saúde pública, mantendo os ambientes limpos”, informou a PMT nesta sexta-feira.
A divulgação das fotografias em redes sociais teve grande repercussão positiva, mostrando a necessidade dos pequenos aprenderem a valorizar profissionais de todas as áreas. “Que coisa mais linda gente! Parabéns a todos os profissionais que atuam nesta área”, comentou Jacy Santos. “Essa equipe é muito profissional!”, frisou Jusara Marcos . “Linda homenagem, eles merecem! São muito gente boas esses meninos”, destacou Solange Cunha. 
Os garis, como são chamados os profissionais responsáveis pela coleta dos municípios, contribuem para que o lixo de residências e estabelecimentos comerciais seja conduzido de forma correta para os aterros sanitários. Se alguém ainda tem alguma dúvida em relação a importância dessa profissão, basta imaginar uma semana apenas sem a retirada das sacolas e latões deixados diariamente em vias públicas. Além do material de todo o tipo ser espalhado por animais, indo parar em bueiros e consequentemente dentro de nossos rios, contribui para proliferação de diversas doenças, entre muitos outros problemas.

Punição para vazamento de chorume
Os proprietários de caminhões de lixo que forem flagrados, em vias públicas estaduais, com vazamento de chorume poderão ser punidos com advertência seguida de multa. É o que propõe o projeto de lei 941/19, do deputado Anderson Moraes (PSL), que foi aprovado, em segunda discussão, pela Alerj, nesta quarta-feira (09). O texto seguirá para o governador Wilson Witzel, que tem até 15 dias úteis para decidir pela sanção ou veto. A proposta determina que o proprietário do caminhão seja advertido, tendo o prazo de sete dias úteis para a consertar o vazamento e encaminhar à Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade a declaração de correção da impropriedade ou recurso. A secretaria poderá firmar parcerias com outros órgãos e entidades para a fiscalização de irregularidades. Caso o mesmo veículo continue a apresentar vazamento, será aplicada uma multa de 500 UFIR-RJ, aproximadamente R$ 1.710,00, que será dobrada a cada reincidência. A medida altera a Lei 6.894/14, que tornou obrigatória a instalação de coletores de chorume nos caminhões de lixo. “Esse projeto tem a finalidade de estabelecer sanções à lei, visando prover eficácia à medida. O vazamento de chorume em vias públicas, além de ser altamente prejudicial à limpeza da cidade e saúde da população, contribuiu para o aumento de acidentes nas vias, tendo em vista que este material provoca a retirada da aderência dos veículos na pista”, justificou o autor.

 

 

Tags

Compartilhe:

Edição 23/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Dengue: Teresópolis chega 965 casos em 2024

“Jantar Imperial” neste sábado no restaurante Donna Tê em Teresópolis

Coréia: um mês após tragédia moradores ainda aguardam o poder público

Oposição impede urgência para projeto que substitui antigo DPVAT

Redução de IR para motoristas de táxi e aplicativos é aprovada pela CAE

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE