Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Estudantes visitam O DIÁRIO e conhecem como é feito um jornal impresso

Alunos ainda fizeram uma visita guiada aos estúdios da TV, à redação das redes sociais, ao departamento técnico de edição e ao espaço cultural da empresa

Anderson Duarte

O desafio deles será construir um jornal inteiro e completo que contenha notícias e os fatos do colégio e da cidade a partir do que foi ensinado nas aulas sobre os meios de comunicação. E para ajudar nessa tarefa, os alunos da Escola Concretizar conheceram nesta quarta-feira, 18, as dependências do Grupo DIÁRIO e levaram a experiência de ver de perto como é desenvolvido, preparado e concretizado um jornal impresso, sem contar a visita aos estúdios da Diário TV, a redação das redes sociais, ao departamento técnico de edição, ao espaço cultural da empresa, enfim, conheceram todo o processo de produção jornalística da maior empresa de comunicação da cidade. Com vinte alunos entre seis e nove anos, o grupo comandado pela Tia Débora, mesmo com a empolgação de conhecer um espaço absolutamente novo, se mostraram atentos e aproveitando as dicas.
Anderson Duarte e Carol Duarte, apresentadores da emissora, fizeram a visita guiada do grupo, que a cada novo ambiente, despejava perguntas e mais perguntas sobre aquilo que o Grupo Diário produz diariamente. Além de conhecerem de perto como funciona o processo de produção de textos, diagramação das fotos, os alunos ainda conheceram a estrutura da gráfica, através de vídeo institucional gravado na gráfica da empresa no bairro do Corta Vento. De acordo com a Tia Débora, a iniciativa é uma das atividades desenvolvida pela escola para preparar os alunos para os desafios da informação em meio a tanta inovação tecnológica. Como são bem novos, alguns nem conheciam direito o que era um jornal impresso, mas não tinha dúvidas para dissertar sobre YouTube ou redes sociais. Aliás, segundo a professora, além de conhecerem as maneiras como devemos nos informar, esses estudantes também recebem aulas sobre civilidade, trato social e políticas públicas.
Além de presenciarem o trabalho da Redação de O DIÁRIO, com os profissionais desenvolvendo o processo de construção da escrita, os alunos conheceram todo o sistema de funcionamento e montagem do jornal impresso, ou seja, desde a produção das notícias até o processo de impressão. Aliás foram as imagens do maquinário do jornal sendo impresso que despertou muita curiosidades aos pequenos. A gráfica do Grupo Diário fica no bairro do Corta Vento e os alunos assistiram a um vídeo produzido no local de forma institucional. Apesar de estarmos imersos no mundo da informação rápida, digital e na palma da mão, o Jornal Impresso, na sua forma tradicional e centenária, cumpre, dentre outros, o papel de fomentar a leitura e documentar nosso tempo.
Muitas crianças não conheciam como era feito as notícias e reportagens que estão em suas telas da TV ou escritas no jornal. Com a visita ao jornal, os estudantes da Escola Concretizar puderam observar o quanto é trabalhoso entregar informações verídicas impressas em um mundo cada vez mais digital e como esse trabalho estreita os vínculos da empresa com a comunidade e o conhecimento sobre a realidade local, o que também contribui para o desenvolvimento da importância da cidadania exercida de forma plena. E não surpreendeu apenas os pequenos não, “a gente não imagina que para assistir o jornal na televisão tem tanta estrutura envolvida. Não dá para ter ideia que por trás do apresentador tem tanto equipamento e pessoas trabalhando e a quantidade de repórteres que fazem as notícias chegarem para o telespectador em casa”, disse a própria professora ao longo da visita.

 

Tags

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email
Edição 02/07/2022
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Notícias falsas nas eleições de 2020 preocupam especialistas

Policial de férias prende acusado de tráfico na entrada da cidade

Magalu vai abrir loja em Teresópolis e inicia processo de contratação

Veículo abandonado em via pública é incendiado

Câmara aprova representação contra o prefeito de Teresópolis