Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Estudo do Ecad mostra as músicas mais tocadas no Carnaval

No ano passado, as marchinhas carnavalescas não apareceram no levantamento das músicas mais tocadas em trios elétricos e shows

O estudo produzido pelo Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) mostrou que, no último ano, o sucesso de Jorge Ben Jor, “País tropical”, foi o grande destaque dos dias de folia, seguido por outras músicas também já conhecidas do público. Uma curiosidade é que nenhuma das tradicionais marchinhas de carnaval aparece no top 5 das mais tocadas.
O top 5 das mais tocadas no carnaval no Rio ficou completo com “Vou festejar”, de autoria de Jorge Aragão, Neoci e Dida, na segunda posição; e “Taj Mahal”, também de Jorge Ben Jor, em terceiro. O quarto lugar foi ocupado pelo empate de “É hoje”, composição de Didi e Mestrinho, e “Fulminante”, dos compositores Suel e Allan Lima. Já o quinto lugar teve três canções empatadas: “Não quero dinheiro”, de Tim Maia; “Eva”, de Cartavetrata, Umto e Ficarelli; e “Tá escrito”, de autoria de Gilson Bernini, Karlinhos Madureira e Xande de Pilares.

Arrecadação de direitos autorais
Em 2023, a arrecadação de direitos autorais pelas músicas tocadas em shows e eventos de carnaval no estado do Rio de Janeiro foi de R$ 3,2 milhões. Esse total representou um crescimento de mais de 27% em comparação ao ano de 2022, quando o carnaval no estado arrecadou R$ 2,5 milhões em direitos autorais e ainda sofria com o impacto da pandemia do coronavírus.
Para o carnaval desse ano, o Ecad lançou sua campanha focada na conscientização sobre a importância do pagamento do direito autoral. Intitulada “Com música, a folia fica melhor”, a ação é voltada para quem vai utilizar música publicamente em programações e eventos carnavalescos, como organizadores e promotores de shows, trios elétricos, blocos de rua, prefeituras, boates, clubes e outros. A campanha, que conta com landing page, depoimentos de artistas, postagens nas redes sociais e envio de e-mails, reforça a importância da música para esses eventos e do licenciamento para executar músicas publicamente.

AS MÚSICAS MAIS TOCADAS
1 – “País tropical” – Jorge Ben Jor
2 – “Vou festejar” – Jorge Aragão / Neoci / Dida
3 – “Taj Mahal” – Jorge Ben Jor
4 – “É hoje” – Didi / Mestrinho / Fulminante / Suel / Allan Lima
5 – “Não quero dinheiro” – Tim Maia / Eva Cartavetrata / Umto / Ficarelli

Tags

Compartilhe:

Edição 24/02/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Conta de água comercial com 100% de aumento ainda sem solução

MEIs: Contadora explica aumento no valor da contribuição previdenciária

Ação conjunta prende homicida em Itaipava

Viação Teresópolis atualiza tabela divulgada pelo Detro e informa novos valores

Jacarandá, um lugar para visitar em qualquer estação do ano

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE