Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Evento celebra o bicentenário da Imperatriz Teresa Cristina

Entrega de medalha, lançamento de livro, música e dança no Sarau Histórico Cultural 'Teresópolis, Cidade de Teresa'

Música e dança e performance dos personagens Imperatriz Teresa Cristina e André Rebouças garantiram o clima de época ao Sarau Histórico Cultural “Teresópolis, Cidade de Teresa”, realizado nesta quarta-feira, 16, no Palácio Teresa Cristina, sede da Prefeitura. Promovido pela Secretaria de Cultura, o evento reuniu autoridades, comitiva do Consulado Geral da Itália no Rio de Janeiro e convidados para comemorar o bicentenário de nascimento da Imperatriz Teresa Cristina. Entre eles, o Cônsul Geral Paolo Miraglia del Giudice, recebido pelo Prefeito Vinicius Claussen e a secretária de Cultura, Cléo Jordão.
“É uma grande honra estar em Teresópolis participando desta homenagem. Fico emocionado, pois Teresa Cristina foi uma figura muito importante para o país. Grande incentivadora da cultura e das artes deu fundamental contribuição ao intercâmbio cultural entre Brasil e Itália”, comentou o cônsul geral. A secretária de Cultura, Cléo Jordão, destacou a programação especial pelo bicentenário de nascimento da imperatriz. “É um momento histórico para Teresópolis. Comemoramos o bicentenário da imperatriz Teresa Cristina. As comemorações começaram no dia 14, em dois eventos no Rio de Janeiro. As atividades incluíram a inauguração do busto de Teresa Cristina, no Consulado Italiano, e uma linda exposição, na Alerj. Hoje, tivemos o lançamento do livro ‘A cidade de Teresa’, da Ana Maria de Andrade, e a 3ª edição do Sarau Histórico Cultural, sendo que hoje com o tema o bicentenário de Teresa Cristina”.

Livro
Durante o evento, foi lançado o livro ‘A cidade de Teresa’, da escritora e ilustradora Ana Maria de Andrade, com selo editorial do Instituto AMA Leitura e apoio da Secretaria de Cultura de Teresópolis. A obra tem edição bilíngüe, narrativa simples e rimada para crianças das séries iniciais do Ensino Fundamental. Ilustrado com pinturas e gravuras de artistas do século XIX, entre eles Eliseu Visconti, Debret, Taunay e Rugendas, além de fotomontagens da autora, o livro destaca a importância da Imperatriz para o desenvolvimento da Educação, das Artes e da Cultura no Brasil e terá 7.500 exemplares distribuídos a alunos da rede pública municipal de ensino.
“Comecei a produzir este livro no final de 2019. A pesquisa é uma etapa fundamental para que os fatos relatados na obra sejam verdadeiros e confirmados. Então, a pesquisa foi bastante aprofundada e transformei os dados numa linguagem acessível e interessante para as crianças. A edição especial é bilíngue, graças à parceria entre a Secretaria de Cultura de Teresópolis e o Consulado Geral do RJ. Além de levar a história da nossa imperatriz, uma mulher à frente do seu tempo, preocupada com a Saúde, Educação e a Cultura, o livro resgata a memória do nosso povo”, comentou a escritora Ana Maria de Andrade.

Medalha
Instituída em 2019, a Medalha Imperatriz Teresa Cristina foi criada para valorizar pessoas que se dedicam ao desenvolvimento econômico, social, cultural e humano de Teresópolis. Com designer do artista Roberto Jakare, a medalha é feita em zamak-zinco com alumínio e banho dourado envelhecido e foi entregue a seis personalidades. Receberam a honraria a escritora Ana Maria de Andrade; o Cônsul Geral da Itália no Rio de Janeiro, Paolo Miraglia Del Giudice; o Juiz de Direito Carlo Artur Basilico; o médico Carlos Humberto Longobardi de Vilhena, um dos fundadores da Comunitá Italiana Teresa Cristina de Teresópolis; o administrador José Luiz Lippi Leite – coordenador de patrimônio do Sobrado Histórico José Francisco Lippi – Museu de Venda Nova; e Tommaso di Martino, que recebeu a Medalha em nome do pai, Cesidio di Martino (in memorian), fundador da Comunitá Italiana Teresa Cristina de Teresópolis. “A minha família é aquela família tradicional italiana, muito emotiva. E eu fico muito sensibilizado e agradecido por esta homenagem e pelo reconhecimento da contribuição italiana na cultura, através, na nossa imperatriz italiana, napolitana, que soube trazer a cultura italiana para o Brasil. Teresa Cristina foi uma grande patrona cultural”, enfatizou Dr. Carlos Humberto Longobardi de Vilhena.

Música e dança
O clima de época do Sarau Histórico Cultural foi garantido pela performance da atriz Edinar Corradini e do ator Henrique Silva que, caracterizados como os personagens históricos Imperatriz Teresa Cristina e André Rebouças, deram as boas-vindas aos convidados. O público foi brindado com bela apresentação instrumental dos músicos Ewerton Candido e Osiel Silva e com o concerto de músicas italianas do pianista Bruno Fonseca, todos da Escola Municipal de Música Giordano Marrelli. E os bailarinos e professores de dança Marcela Barbosa e Diego Dias encantaram os convidados com a Tarantela, a dança folclórica da Itália.

Festival
Inicialmente previsto para este mês de março, o ‘Festival di Teresa’ acontecerá de 8 a 12 de junho. Desenvolvido pela Mox Produções, em parceria com a Prefeitura de Teresópolis, por meio da Secretaria de Cultura, e apoio do Consulado Italiano, o projeto promete marcar, através de um grande evento, o bicentenário da imperatriz, nascida na Itália e que inspirou o nome do município. Pela proposta do festival, apresentado por Marcelo Cabral e Alice Maciel, da Mox Produções, a meta é divulgar a história e a cultura, levando entretenimento ao público, com teatro, dança, música, cinema, shows, gastronomia e feira de negócios.

Tags

Compartilhe:

Edição 12/07/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Planejamento da segurança em parques reduz riscos, mas não os elimina

Caminhar pelo Vale dos Frades, bom para a saúde e para a mente

Montadoras credenciam carros compactos para obter IPI Zero 

“Cantinho das Cerejeiras” encanta moradores de Teresópolis

Obras da Feirinha do Alto devem ser concluídas em oito meses

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE