Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Evento literário homenageia a escritora e dramaturga Sylvia Orthof

Centro Cultural Feso Pro Arte promoverá uma imersão de 12 horas no universo da literatura infantojuvenil

Nos dias 28 e 29 de março, Teresópolis será palco do Seminário AMA Leitura 2025, que terá como tema “A leitura literária como direito da infância e da juventude”. O evento promoverá uma imersão de 12 horas no universo da literatura infantojuvenil e contará com palestras, painéis, mesas de autógrafos, homenagens e lançamento do primeiro curso de especialização em Literatura Infantojuvenil da cidade. Os ingressos são limitados e gratuitos e a retirada já está disponível pelas redes sociais do Centro Cultural Feso Pro Arte, através do Sympla. Realizado através da parceria Instituto AMA Leitura e Centro Cultural Feso Pro Arte, com patrocínio cultural da ICQL Química, Empresa Amiga da Criança Fundação ABRINQ, o seminário tem como objetivo destacar a importância da literatura na infância e juventude, reunindo escritores consagrados, educadores e especialistas da área para debater temas como: a leitura literária na escola, o papel do educador na formação de leitores, a importância das bibliotecas escolares e da mediação literária.
Nesta edição, o Troféu Semear 2025, homenagem aos artistas de Teresópolis e Região Serrana que se destacam por sua atuação na Literatura Infantojuvenil, será concedido à escritora e dramaturga Sylvia Orthof, uma das maiores autoras do Brasil em literatura infantojuvenil com cerca de cem títulos publicados, e à Edinar Corradini, atriz, escritora, educadora, contadora de histórias e fundadora da Companhia Teatral Fantasia. Na abertura do evento, a educadora Mariana Rosa, neta de Sylvia Orthof, participará da roda de conversa “Literatura Infantojuvenil: fonte do imaginário e da recriação do mundo”, mediada por Ana Maria de Andrade, ao lado de Edinar Corradini e Sônia Travassos (educadora e escritora), além de Cristina Villaça (educadora, escritora e atriz) e José Prado (educador e editor), organizadores do livro Sylvia Orthof: um ramalhete de histórias, com selo da editora Bambolê.
Outro destaque é a comemoração dos dois anos de parceria cultural entre o Instituto AMA Leitura e o Centro Cultural Feso Pro Arte, um projeto que promove o acesso à literatura e atividades culturais para crianças e jovens. Como parte das iniciativas do Instituto AMA Leitura, também será realizada, no dia 26 de abril, a cerimônia do Prêmio AMA Leitura 2024, que reconhecerá projetos de leitura desenvolvidos nas escolas públicas e particulares da cidade durante o ano letivo. A partir de abril, o Espaço AMA Leitura oferecerá atividades gratuitas, semanais e mensais, para toda a família, como contação de histórias, oficinas de teatralização, literatura para bebês e encontros de leitura para todas as idades. A programação é gratuita e a agenda poderá ser consultada nas redes sociais do Instituto AMA Leitura e da Pro Arte.

Curso de especialização
Durante o evento, será lançado oficialmente o primeiro curso de pós-graduação em Literatura Infantojuvenil de Teresópolis, uma parceria com o Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso). Com início em abril de 2025 e duração de um ano, o curso terá um corpo docente formado por doutores e mestres em Literatura Infantojuvenil, além de escritores e editores premiados, proporcionando uma formação especializada para profissionais da educação, arte e cultura, além de todos que trabalham com a cadeia produtiva do livro para crianças e jovens, mediadores de leitura e apaixonados pela literatura.

Exposição digital interativa “O Ninho”
Também será aberta ao público a exposição “O Ninho”, do Coletivo Arani. A exposição digital e interativa é um convite à celebração da vida em toda sua trajetória, em todos os tempos e espaços, em que objeto, som, luz e cor se materializam em uma única obra. O Coletivo Arani é formado por Clélia Brito, Márcia Tayt-Sonh, Vanessa Barini e Vânia Catarina e conta com a colaboração de Cadu Canto e Mariana Portugal.

AUTORAS HOMENAGEADAS

Sylvia Orthof
É uma das maiores escritoras do Brasil em literatura infantojuvenil. Iniciou na área de dramaturgia infantil como autora, diretora, pesquisadora e professora. Fundou, no Rio de Janeiro, a Casa de Ensaios Sylvia Orthof, exclusivamente dedicada a espetáculos infantis. Escreveu para a Revista Recreio; sua obra, extensa, em torno de 120 títulos, recebeu todos os grandes prêmios brasileiros. Entre outras obras, escreveu A vaca mimosa e a mosca Zenilda, vencedor do Prêmio Jabuti, em 1983. E outros sucessos, como: coleção Assim é se lhe parece, Uma velha e três chapéus, Jogando conversa fora, Uxa, ora fada, ora bruxa, Currupaco, paco e tal, quero ir pra Portugal! e Os bichos que tive.

Edinar Corradini
Primeira professora de teatro da Casa de Cultura Adolpho Bloch, em Teresópolis. Como poetiza, teve vários poemas escolhidos em projetos nacionais e a personagem Emília, sua boneca de tantas apresentações, a inspirou para a peça “As Emilianas do Lobato”. Já participou de diversas coletâneas, entre elas, O poder da voz feminina, lançada em Londres, em 2024. No mesmo ano, publicou o livro A fantasia do Fantasia, com selo da Editora Alecrim, um registro valioso da sua trajetória e da história da arte de Teresópolis. Nele, estão os nomes de outras 520 atrizes, atores e colaboradores participantes nos 50 anos de existência da Companhia Teatral Fantasia.

Edição 01/07/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Prefeitura reforça sinalização viária em avenidas do Alto e da Várzea

Prefeitura confirma desfile em comemoração ao aniversário de Teresópolis

Polícia prende dois suspeitos de homicídio brutal no Segundo Distrito de Teresópolis

Câmara aprova empréstimo da Prefeitura de Teresópolis para quitação de precatórios e alívio fiscal

Homens flagrados usando cocaína no banheiro da rodoviária

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE