Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Eventos na alta temporada impulsionam turismo em Teresópolis e região

Os eventos da alta temporada estão impulsionando o turismo na Região Serrana. Neste mês, Teresópolis, Petrópolis e Nova Friburgo, entre outros municípios da região, estão recebendo o Festival Sesc de Inverno, com programação intensa até este domingo, 31. Em Teresópolis, a ocupação hoteleira se manteve em 80% nos fins de semana deste mês. Julho já é considerado um mês da alta temporada, uma vez que o frio é um importante atrativo da Região Serrana como um todo, mas as atrações programadas pelo evento têm deixado os municípios ainda mais no foco dos viajantes. Bruno Rosa e Silva, presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Teresópolis, relata que a maior procura é para este fim de semana. “O festival é um grande evento para a nossa região e estamos tendo uma diversidade de eventos, que vão atender públicos de todas as idades e, além dos hotéis movimenta também o setor gastronômico”, disse.

Ricardo Augusto Rodrigues, gerente geral do Hotel Le Canton e presidente do Teresópolis Convention

Na programação do Festival Sesc de Inverno em Teresópolis se destacam shows gratuitos do grupo Natiruts, no dia 30 de julho, e Barão Vermelho, no dia 31 de julho. Ambos serão realizados na Praça Olímpica. Feiras de artesanato, oficinas, peças de teatro e sessões de cinema também estão entre as atrações que serão oferecidas na cidade neste mês. “Temos observado um aumento significativo na taxa de ocupação dos hotéis de Teresópolis, tanto durante a semana, uma vez que estamos na alta temporada, e com férias escolares, como também aos finais de semana. Além dos índices da hotelaria, também temos observado o aumento do fluxo de turistas ‘passantes’, que aproveitam a proximidade de Teresópolis com o Rio de Janeiro, por exemplo, e vem para passar o dia, e curtir o friozinho na serra. Os eventos que estão voltando a acontecer no pós pandemia, impulsionam ainda mais a busca dos turistas e moradores, por opções interessantes de lazer e entretenimento na cidade. O evento do Festival de Inverno do Sesc tem trazido excelentes resultados para a cidade, e promete fechar o período com chave de ouro, oferecendo shows gratuitos e de excelente qualidade. Teresópolis só tem a ganhar com a retomada dos eventos. Cidade cheia, movimentando a economia e trazendo cada vez mais benefícios para os moradores e turistas”, pontua Ricardo Augusto Rodrigues, gerente geral do Hotel Le Canton e presidente do Teresópolis Convention.

Além das atrações musicais e culturais, brinquedos para a criançada e feiras são outros destaques do evento

Região comemora
Em Petrópolis, o setor de hospedagem e alimentação também comemora o resultado do evento. A abertura ficou por conta de shows do cantor Lulu Santos e, neste fim de semana, ocorrem as apresentações gratuitas do grupo Melim e da cantora Iza, além de teatro, literatura, oficinas e exposições. A programação ocorre ao mesmo tempo no Sesc Quitandinha e no Parque de Itaipava. “É um evento fundamental para esta época do ano porque traz atrações de qualidade sendo importante para o petropolitano e para o turista. O festival oferece a oportunidade de curtir a programação com amigos, família, com as crianças”, conta Germano Valente, presidente do Sindicato de Hospedagem e Alimentação de Petrópolis (SindTurismo).
Germano lembra que a maioria dos destinos do Brasil já retomou o nível de ocupação nos hotéis de antes da pandemia, o que ainda não ocorreu em Petrópolis devido às chuvas de fevereiro e março deste ano. “Nossa recuperação teve um grande abalo e, embora no inverno a gente tenha um aumento, ainda é bem abaixo do que a gente esperava se não tivesse as chuvas. Por isso, precisamos de um calendário de eventos fortalecido para que consigamos recuperar uma economia que foi tão abalada”, afirma.

Mais sobre o Festival
Os grupos Natiruts e Barão Vermelho são as principais atrações do Festival Sesc de Inverno em Teresópolis neste fim de semana encerram a programação do tradicional evento. Eles fazem shows gratuitos na Praça Olímpica, na Várzea, nos dias 30 e 31 de julho, respectivamente, às 20h. Nesta edição, que teve início no dia 15 de julho, o evento se espalha por 14 localidades de 12 municípios do Estado do Rio – tradicionalmente, era realizado somente na Região Serrana e Três Rios. Reconhecido como um dos mais expressivos e importantes festivais de arte e cultura do país, o Festival Sesc de Inverno contempla atrações nas principais linguagens artísticas: literatura, cinema, música, teatro, dança, circo e artes visuais.
A programação mescla grandes nomes do cenário nacional e artistas locais, o que o torna também um impulsionador para os talentos do interior do estado. Os destaques da programação serão divulgados em breve. Além de Teresópolis, o evento tem programação em Nova Friburgo, Petrópolis, Três Rios, Itatiaia (Penedo), Valença, Vassouras, Casimiro de Abreu (Barra de São João), Rio das Ostras, Búzios, Macaé (Sana) e São João da Barra (Grussaí).
Outras atrações diversificadas em tema, linguagem e público, como os espetáculos teatrais para todas as idades, oferecem uma agenda plural e rica; exemplo é a apresentação A vida não é justa, baseada no texto da juíza Andrea Pachá. Exposições de artes plásticas, mostra de filmes, slams e muitas oficinas, fazem parte do 20º Festival Sesc de Inverno, que atua como como um dos principais formadores de público do país e impulsiona a troca de experiências e circulação de artistas e ideias no estado do Rio. O 20º Festival Sesc de Inverno mantém a gratuidade ou preços acessíveis nos ingressos, democratizando o acesso ao bem cultural. Em Teresópolis, a realização é do Sesc RJ e da Prefeitura Municipal, com o apoio Sindicato do Comércio Varejista (Sincomércio), contribuindo para o incremento do turismo local, a geração de renda e fomento da economia local.
Além dos shows na Praça Olímpica, nos próximos dias haverá apresentações musicais no Sesc Café: – Dia 30/07. Elis MC e o Baile da Crespinhos (música). Às 14h | Livre | Grátis. Favela Cria (música). Às 22h | 18 anos | Grátis. – Dia 31/07. Slam Liberdade Poética (literatura). Às 19h | Livre | Grátis. Confira a programação completa em todos os espaços de Teresópolis e nos demais municípios em www.festivalsescdeinverno.com.br

Edição 25/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Homem é preso por tentativa de homicídio em Teresópolis

Depois da matéria no jornal, Prefeitura publica o edital da água com correção

Teresópolis: Praça de Esportes Radicais permanece interditada após queda de muro

Mesmo quem já pagou o IPVA deste ano terá de quitar as duas taxas do CRLV-e

Bonsucesso recebe serviços gratuitos “RJ para Todos” neste sábado

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE