Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Ex-secretário de Saúde do Rio deixa a prisão

Edmar Santos é suspeito de irregularidades na compra de respiradores

Raquel Júnia – Repórter do Radiojornalismo – Rio de Janeiro

O ex-secretário de Saúde do Rio de Janeiro Edmar Santos deixou a Unidade Prisional da Polícia Militar, em Niterói, na região metropolitana do Rio, na noite desta quinta-feira (7). Santos, que também é oficial médico da PM fluminense, estava preso na unidade desde o dia 10 de julho suspeito de participar de processos ilegais em contratos emergenciais durante a pandemia de covid-19.

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) não deu detalhes sobre a decisão de soltura porque o processo ocorre em segredo de Justiça. O ex-secretário teria firmado acordo de delação premiada com a Procuradoria-Geral da República, mas a PGR também ainda não confirmou oficialmente essa informação e nem que quer concentrar as investigações relativas a fraudes na saúde do Rio.

Edmar Santos foi preso em uma das fases da operação Mercadores do Caos, do Ministério Público do Estado do Rio, com o apoio da Polícia Civil. A operação investiga um esquema de compras superfaturadas de ventiladores pulmonares pela Secretaria de Saúde.

O ex-secretário responde pelos crimes de organização criminosa e peculato. Paralela a essa investigação, o Ministério Público Federal também apura esquemas irregulares na saúde do Rio. Essas investigações resultaram na Operação Placebo, deflagrada pela Polícia Federal em maio, e que teve o governador Wilson Witzel e sua esposa como alvos dos mandados de busca e apreensão.

O Ministério Público do Rio foi procurado para comentar a soltura de Edmar Santos, mas disse apenas que por determinação judicial não se pronunciará sobre o tema.

Tags

Compartilhe:

Teresópolis 12/09/2026
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Teresópolis cria novo rito para demolição de imóveis irregulares e em áreas de risco

Enel inicia serviços com sistema de energia solar em Teresópolis

Basquete brasileiro se despede de Sérgio Macarrão, medalhista olímpico em Tóquio 1964

Morreu aos 88 anos o maestro Svab

Veja os locais de votação da 195ª Zona Eleitoral, em Teresópolis

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE