Marcello Medeiros
‘Selva!’. Em meados de julho, Teresópolis recebeu mais uma vez os alunos do Curso Avançado de Montanhismo (CAM), do 11º Batalhão de Infantaria de Montanha, de São João Del Rei (MG), que estiveram no município para atividades de conclusão do ‘módulo de reconhecimento em montanha’. “Foram dias intensos, com longos deslocamentos e escaladas em terrenos desafiadores de MG ao RJ, incluindo o icônico Dedo de Deus”, divulgou o Exército Brasileiro em suas redes sociais. Também foi percorrida a Travessia Petrópolis-Teresópolis, a mais bonita e uma das mais difíceis do Brasil.


O Centro de Instrução de Operações em Montanha (CIOp Mth), estabelecimento de ensino integrado ao 11º Batalhão de Infantaria de Montanha (11º BI Mth), realiza anualmente o Curso Avançado de Montanhismo. Com duração de dez semanas, a formação é dividida em cinco fases: Técnicas Básicas, Reconhecimento em Montanha, Patrulhas e Técnicas Operacionais, Operações e Técnicas Especiais. Os alunos foram submetidos a um árduo treinamento, demandando competências técnicas e comportamentais peculiares para superar os desafios do ambiente operacional de montanha.

“Agora, os novos Guias de Montanha estão capacitados a assessorar no planejamento de operações, a conduzir tropas de qualquer natureza em ambiente de montanha, a realizar escaladas até 5º Grau (livre) e A2+ (artificial), além de equipar vias para transposição de tropas”, destaca o 11º BI Mth.

Apoio de civis em ações da ONU
O Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB), localizado no Rio de Janeiro, concluiu, em 1º de agosto de 2025, o Estágio de Capacitação de Civis para Operações de Paz (ECCOP/25), que habilitou 31 profissionais da sociedade civil para atuar em missões de paz sob a égide da Organização das Nações Unidas (ONU). Participaram do estágio alunos oriundos de diferentes regiões do Brasil, integrantes dos setores público, acadêmico e de organizações da sociedade civil. “A capacitação reflete o compromisso do Exército Brasileiro com a integração entre civis e militares em cenários internacionais de paz e segurança”, informa o EB.
Ao final do ECCOP/25, os alunos civis foram certificados com aproveitamento e considerados aptos a contribuir com planejamento, coordenação e gerenciamento em missões da ONU. A capacitação representa mais um passo relevante na política de formação do CCOPAB, ampliando a inserção do Brasil nas operações de paz e promovendo a atuação integrada entre militares e sociedade. Dúvidas sobre o ECCOP/25 podem ser esclarecidas com o CCOPAB pelo e-mail: comsoc@ccopab.eb.mil.br ou pelo telefone: (45) 99148-2205.