Capital Nacional do Montanhismo, Teresópolis é referência não só em atrativos naturais que atraem caminhantes e escaladores do mundo inteiro. Com a prática em nossa bonita região, atletas locais têm colocado o nome do município em grandes cumes no mundo inteiro. Recentemente, um grupo local esteve em um dos parques mais cobiçados pelos praticantes de trekking e hikking na América do Sul, o Parque Nacional de Huáscaran, no Peru. Para falar sobre essa difícil e bonita expedição na Cordilheira Branca, o Mochileiro Podcast, apresentado por Marcello Medeiros na Diário TV, conversou com um dos guias, Flávio Eduardo Cupello, o “Flavinho”.
Empresário conhecido no município, há 30 anos com a loja de material esportivo TopSpin, Flávio é montanhista desde a infância – incentivado pelas trilhas e ações do pai. E, de uma paixão que teve início na Serra dos Órgãos, começou a desbravar outros parques, inclusive no exterior. A viagem mais recente foi para a subcordilheira nos Andes, localizada no Norte do Peru e que, diante de uma grande diversidade de “nevados” e “lagunas”, está na lista de desejos de 9 entre 10 praticantes desses esporte.
Na expedição para a Cordilheira Branca, em agosto passado, ele conduziu, ao lado do também teresopolitano Léo Dias da Costa, um grupo composto por montanhistas locais e ainda representantes de São Paulo e Bahia. Eles se encontraram em Lima, Capital do Peru, e de lá partiram para Huaraz, cidade base para se conhecer o Parque Nacional de Huáscaran. “É uma região belíssima, muitos cumes nevados, bonitas lagoas, um povo receptivo e uma cultura diferente que merece ser conhecida”, pontuou Flavinho, que, além de falar sobre o roteiro escolhido, explicou sobre uma das maiores dificuldades nessa região, a altitude. “A pessoa não sai do nível do mar e já começa a escalar uma montanha acima dos cinco mil metros. Há uma grande dificuldade de captação de oxigênio e para evitar problemas, inclusive de saúde, é preciso fazer um bom trabalho de aclimatação”, frisou.
Saiba mais
O grupo conheceu locais como as “lagunas” Paron, 69 e Radian e as montanhas Nevado Mateo (5.180m de altitude) e Vallunaraju (5.686m). A entrevista pode ser vista na programação da Diário TV (Canal 4 do sistema Speed Fiber) ou no canal da emissora no You Tube, onde também estão disponibilizados os episódios anteriores, da primeira e segunda temporadas. Montanhismo, escalada, ciclismo, turismo e conservação ambiental são as pautas do “Mochileiro Podcast”, que através das conversas com atletas e profissionais dessas áreas permite ampliar a discussão de temas que têm tudo a ver com Teresópolis.