Maria Eduarda Maia
A Copa do Mundo já começou e, em Teresópolis, o clima do maior torneio de futebol do planeta também chegou à Casa da Memória Arthur Dalmasso, localizada na Praça Baltasar da Silveira, 91, na Várzea. Uma exposição especial reúne fotografias, documentos, objetos e curiosidades sobre a história e todas as Copas e a relação da Seleção Brasileira com a cidade. Aberta no último domingo (14), pela secretaria de Cultura, a exposição “A Copa do Mundo é Nossa” segue até o mês de julho. “Quem gosta de futebol vai encontrar muita curiosidade por aqui, além de conhecer um pouco mais sobre a história de Teresópolis. Tem curiosidades sobre bolas, figurinhas, álbuns, revistas de época e até garrafas de cerveja temáticas. Então quem gosta de conhecer um pouco mais dessas histórias vai curtir demais.”, explicou o pesquisador da Casa da Memória, Rafael Corrêa, em entrevista ao Diário. Ainda segundo o pesquisador, a exposição conta com quadros ilustrativos e coloridos, para uma melhor compreensão do público.

O público pode conferir desde a criação da antiga CBD (Confederação Brasileira de Desportos), passando pela transformação em CBF; as primeiras vindas da seleção a Teresópolis; a construção do Centro de Treinamento Heleno Nunes, na Granja Comary, e as delegações que passaram pela cidade desde então. Um vídeo especial, em permanente exibição, reúne os gols mais bonitos das copas desde 1954, quando começaram os registros em imagens. Curiosidades a respeito da Seleção Brasileira, das Copas do Mundo e do futebol mundial também são abordadas na exposição, que reúne ainda recortes de jornal, exemplares de revistas esportivas de diversas épocas e álbuns de figurinhas, entre outras curiosidades.

Seleção Brasileira e Teresópolis
Para o pesquisador Rafael, contar a história da Seleção Brasileira com Teresópolis é fundamental para que a população valorize tal ligação, que já está viva na cidade há muitos anos. “Teresópolis foi escolhida para ser a casa da Seleção Brasileira, e essa foi uma escolha consciente. Eles enxergaram todo o potencial que a cidade poderia oferecer para a equipe”, contou. “Mostramos a relação da Seleção com a cidade desde 1966, quando a equipe esteve aqui pela primeira vez para uma concentração. Na época, a Seleção utilizava o Hotel Pinheiros, em Quebra Frascos, até chegar à construção da CBF, às reformas e a todas as concentrações que aconteceram depois disso”, completou o subsecretário de Cultura, Arnaldo Almeida.

Estudos
Em 2014, quando a Copa do Mundo foi realizada no Brasil, a Cultura já havia realizada uma exposição trazendo um pouco dessa história do torneio e sua conexão com o município teresopolitano. “Dessa vez, conseguimos ampliar bastante o conteúdo. A internet ajudou muito e conseguimos reunir informações em sites nacionais e internacionais, além de curiosidades e histórias que estavam guardadas ‘em baús da memória’ “, ressaltou Rafael Corrêa, frisando que a exposição está mais completa, com muito mais conteúdo e ilustrações.
Mais informações
Resultado de pesquisa da equipe do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural de Teresópolis, com orientação do chefe do Patrimônio, Rafael Corrêa; arte do designer Elton Fernandes, coordenação do secretário de Cultura, Wanderley Peres, e supervisão do subsecretário Arnaldo Almeida, a exposição ‘A Copa do Mundo é Nossa’ pode ser vista de domingo a domingo, das 10h às 17h. Entrada gratuita.






