Wanderley Peres
Nesta quarta-feira, 24, um grupo de expositores da Feirinha do Alto foi recebido no Palácio Guanabara, pelo assessor especial do Governo do Estado, Alex Castellar, e o secretário de Governo Bernardo Rossi. Além dos expositores, participaram da reunião a secretária de Turismo de Teresópolis e ainda a secretaria de Estado de Turismo e a Agência de Desenvolvimento do Estado, representada por Igor Oliveira chefe de gabinete da presidência. A secretária de Turismo de Teresópolis foi convidada, mas não pode comparecer.
Alex Castellar abriu a reunião lembrando sua relação afetiva com a Feirinha do Alto, FEIRARTE, fundada pela sua mãe e tia, sendo ali seu primeiro trabalho, aos 9 anos de idade, e ressaltou que, na qualidade de assessor do Governador e morador da cidade, se coloca como mais um canal de diálogo e aproximação entre os expositores e o Governo do Estado. Interessado na solução do problema reclamado pelos feirantes, Bernardo Rossi garantiu que nos próximos dias as obras ganharão uma nova dinâmica e que o Governador Cláudio Castro está preocupado com o término dos trabalhos. “Vamos descentralizar e empenhar os recursos necessários, nos próximos dias e, dessa forma garantir total celeridade na obra. Eu não medirei esforços para que o novo cronograma seja cumprido com a participação daqueles que trabalham na Feirarte”, disse.
Agradecendo por terem sido ouvidos os feirantes, a expositora Karla da Silva disse que a obra é de suma importância para a cidade e tem um impacto direto na vida de quem trabalha na feira. Do setor de gastronomia, Marcão não escondeu sua esperança em dias melhores para a Feirinha do Alto, uma das mais importantes do estado e de suma relevância para a economia local.
O representante da Secretaria de Turismo do Estado do Rio de Janeiro colocou à disposição dos expositores o cadastro para a Carteira Nacional do Artesão, visando os benefícios que a mesma traz, como exemplo, descontos em lojas, e participação em feiras estaduais e nacionais do setor. O representante da AGERIO reiterou a importância da Carteira do Artesão para os expositores terem direito a uma linha de crédito de apoio. Eles também se colocaram à disposição para estarem pessoalmente nos próximos dias na cidade para tirarem dúvidas e dar o apoio necessário em cada uma dessas etapas.
Por fim, Alex Castellar salientou que, além do melhor andamento da obra, é importante a criação de uma rede de apoio aos trabalhares da feirinha, oferecendo treinamentos, cursos profissionalizantes para abertura de novos mercados e outras ações de incentivo ao trabalho e renda.
“180 DIAS, MAIS OU MENOS”
A Feirarte, um dos mais importantes atrativos turísticos de Teresópolis, está passando por uma necessária revitalização que promete dar uma nova cara ao espaço. O projeto apresentado pela prefeitura em encontro no gabinete do prefeito, no dia 29 de março de 2022, aos representantes dos cerca de 540 expositores, contempla novas construções como um Pórtico de Entrada, Mercado Orgânico e a Nova Praça de Alimentação, que somadas à reforma do Coreto e da Estação serão os personagens principais para criação da nova identidade arquitetônica da Praça Higino da Silveira, onde funciona a Feirinha.
O lançamento da pedra fundamental de revitalização da Feirinha ocorreu um ano atrás, e o marco foi instalado em uma das extremidades da Praça Higino da Silveira, junto ao totem “Vem pra Terê”.
Segundo promessas da época, quando foram anunciados investimentos de R$ 12,9 milhões na Feirinha, a reforma completa ficaria pronta “em mais ou menos 180 dias”. Passou o dobro desse tempo e a obra está longe de ficar pronta, sendo necessário dedicação dos interessados para a conclusão.