Lara Benevenuti *
No último domingo (06), Fabinho Filé foi reeleito vereador com 1.648 votos. Ele, que já foi o edil mais votado de Teresópolis, dessa vez ficou em terceiro lugar na eleição. Em entrevista no programa Hélio Carracena, na Diário TV, o vereador destacou que sua campanha foi feita com pouquíssimo investimento financeiro e que o seu crescimento durante o período eleitoral veio da ajuda de amigos. “Fui de porta em porta”, afirmou, citando ainda, com muito entusiasmo, que fará um trabalho para conseguir o direito de um terceiro mandato.
Vice-presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia de da Câmara, Fabinho Filé diz ter projetos com recursos tecnológicos para o interior do município que ajudem o produtor rural. “A agricultura depende muito da tecnologia. Hoje, através do telefone, você consegue fazer pesquisas, vender mercadoria, fazer contato com os compradores, ver tabelas de preços”, ressaltou. O vereador aponta projetos como: estrutura de telefonia e internet de qualidade para os produtores rurais. Esta estrutura de comunicação viria para facilitar o acesso a informações essenciais sobre técnicas agrícolas, clima, mercado e novas tecnologias, permitindo que as decisões sejam mais precisas sobre o plantio e a colheita provocando o aumento da qualidade dos produtos e sua comercialização. Além disso, a comunicação eficiente para os produtores pode gerar facilidade em contato com os seus fornecedores e compradores concebendo um aumento em seus lucros.
Filé falou ainda como surgiu a ideia da nova base de atendimento do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) em Água Quente, no Segundo Distrito de Teresópolis. “Um dia, conversando com um amigo que trabalha na EcoRioMinas, que foi funcionário da CRT, eu perguntei a ele o que ia fazer com aquele posto da antiga CRT que foi desativada… Aí ele falou que ia ficar à toa”,explicou Fabinho. Em seguida o projeto foi levado à Câmara Municipal e teve aprovação concedida. A nova base do SAMU foi inaugurada com sucesso e deu início aos atendimentos no dia 10 de setembro do ano passado.
Mais um distrito
Fabinho também defendeu a criação de um quarto distrito em Teresópolis, com um novo cartório, agência bancária, creche e até uma subprefeitura, visando levar praticidade e acessibilidade na parte burocrática para a população que mora mais afastada do centro do município. O vereador falou ainda sobre buscar parceiros para ampliar a produção na agricultura no interior. “A prefeitura hoje precisa de parceiros para poder ajudar a crescer essa parte, que pode ajudar na produção e motivar também o nosso produto a chegar melhor nas prateleiras dos comércios”. Com todo o avanço e crescimento na região rural da cidade, Fabinho almeja o aumento do turismo no Segundo Distrito.
Onde assistir
O programa “Hélio Carracena” é apresentado de segunda a sexta-feira, das 10h às 12h, trazendo informações, conversas e entrevistas inéditas todos os dias, com reprise duas vezes ao dia (16h e 22h). Assista nos canais da Speed Fiber, em Teresópolis (4.1), Nova Friburgo (38.2) e Petrópolis (38.1) e também a qualquer momento no YouTube/Diário TV.
- Estagiária