A Fundação de Apoio à Escola Técnica, FAETEC, instituição vinculada à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, oferece até esta sexta-feira, 08, vagas em cursos de qualificação profissional em setenta unidades espalhadas pelo estado. As chances são em áreas como construção civil, informática, saúde, negócios, hospitalidade e lazer. A matrícula é gratuita. O cadastro deve ser feito direto na unidade de interesse do candidato, enquanto houver vaga disponível. Não é necessário realizar prova ou participar do sorteio para ingresso. As oportunidades serão preenchidas por ordem de chegada.
Para se candidatar aos cursos profissionalizantes, é preciso ter a idade mínima entre 14 e 18 anos, de acordo com a exigência de cada curso. A escolaridade também varia, a depender da espécie da qualificação escolhida. No ato da matrícula, é necessário levar documentos originais como RG, CPF e comprovante de residência. “Na primeira rodada de 2019, foram ofertadas 19 mil vagas em 100 opções de cursos e atividades Artístico-Culturais. A seleção contou com 99.060 candidatos inscritos”, conta Fernando Marinho, presidente da Faetec.
As oportunidades são na Faetec Adolpho Bloch; Alemão – unidade Paranhos; Bangu; Búzios; Campos – unidade Lapa; Cidade de Deus, Guapimirim; Ipanema; Itaboraí; Macaé; Marechal Hermes; Maria Mercedes Teixeira; Niterói – Unidade Henrique Lage; Quintino; Redonda – Unidade Amaury Cesar Vieira; Santa Cruz; São Gonçalo – unidade Colubande; Teresópolis; Tijuca; entre outras unidades que compõem a rede de ensino da Faetec. Os cursos têm duração de 10 e 20 semanas, exceto o de NR-10 Segurança em Instalações e Serviços com Eletricidade, com duração de um mês. As aulas iniciam no dia 11 de fevereiro.