Mais um caso de golpe envolvendo pessoas que se passam por advogados foi registrado em Teresópolis. Na manhã desta quinta-feira, uma moradora de Teresópolis recebeu uma mensagem de um contato que se identificava como advogada. A falsa profissional informou que havia um valor a ser recebido e solicitou os dados bancários, que foram fornecidos.
Horas depois, ao consultar a conta, a vítima percebeu que R$ 799,98 haviam sido transferidos indevidamente via PIX. A agência bancária foi acionada para contestação, e a ocorrência foi registrada junto às autoridades para investigação e responsabilização dos envolvidos.
Ferramentas de proteção
A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) reforça que é possível conferir a veracidade de advogados através da plataforma digital ConfirmADV, permitindo verificar rapidamente se o profissional possui registro ativo.
Em caso de golpe ou transferência indevida, é recomendado denunciar pelo canal oficial da OAB Nacional (https://fiscalizacao.oab.org.br
) ou pelos canais diretos da Seccional do Rio de Janeiro, disponíveis na Corregedoria e na própria OAB-RJ, voltados especificamente para esse tipo de crime.