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O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
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Falta de água em Teresópolis afeta moradores de nove bairros em meio ao calor intenso

Problema causado por vazamento desafia concessionária e população enfrenta dificuldades para manter higiene, alimentação e funcionamento de negócios

Luiz Bandeira

Com as altas temperaturas registradas nos últimos dias, um serviço essencial que não pode ser interrompido é o abastecimento de água. No entanto, moradores de nove bairros de Teresópolis têm enfrentado dificuldades devido à irregularidade no fornecimento pela concessionária Águas da Imperatriz. Na última quarta-feira (22), a empresa, que atua no município há pouco mais de um ano, informou que o problema foi causado por um “possível vazamento de difícil detecção”. Em nota, a concessionária afirmou que “equipes estão trabalhando para resolver o problema o mais breve possível”.

Escavação na Tenente Luiz Meirelles, para tentar descobrir motivo de água não estar sendo bombeada, teve início na noite de quarta-feira. Foto: Plantão O Diário

Neiliene Castro, empresária e proprietária de um restaurante na Rua São Pedro, relatou ao Diário de Teresópolis que conseguiu atender seus clientes na quarta-feira graças à água armazenada nos reservatórios do restaurante, mas não tinha certeza se poderia abrir nesta quinta-feira (23). “Ontem consegui trabalhar normalmente, mas a água acabou no final do expediente. Hoje, não sei se conseguirei abrir o restaurante. Entrei em contato com a Águas da Imperatriz e me informaram que o fornecimento só deve ser restabelecido às dez da noite. Pedi urgência, porque preciso abrir o restaurante. Começamos o delivery às 16h30 e o salão às 18h”, explicou.

Neiliene Castro, empresária e proprietária de um restaurante na Rua São Pedro, relatou ao Diário a dificuldade para continuar trabalhando. Foto: Luiz Bandeira / O Diário

A empresária destacou que a falta de água impacta diretamente seu negócio: “Trabalhamos com alimentos, então precisamos de água. Água e luz são fundamentais para o nosso trabalho. É uma questão de higiene. Se a água não voltar, não sei como vamos continuar operando”. Enquanto a equipe da Diário TV produzia a reportagem, diversos moradores relataram as dificuldades enfrentadas devido à interrupção do abastecimento. Entre os principais problemas mencionados estão a impossibilidade de tomar banho, manter a limpeza doméstica e comercial e preparar alimentos.

Trabalho prejudicado
Neiliene fez um apelo à concessionária: “Quero pedir que liguem a água. Nós precisamos, não só eu, mas toda a população que está sem água. Quem tem família, crianças, como vai cozinhar ou cuidar da casa? Peço que priorizem o restabelecimento para que possamos trabalhar e para que as famílias possam ter o mínimo necessário.”

Reclamações nas redes sociais
Nas redes sociais do Diário, a publicação sobre o desabastecimento gerou diversos comentários de insatisfação com os procedimentos adotados pela concessionária. Karina Lima criticou a comunicação da empresa: “Não adianta avisar sobre o problema só quando já estamos sem água”. Camila Carvalho reclamou que, mesmo com o fornecimento irregular, as contas continuam chegando. Jorginete relatou um aumento exorbitante na conta de água, que segundo ela passou de R$ 57 para R$ 320. Elaine Medeiros comparou a Águas da Imperatriz com a antiga concessionária, CEDAE, afirmando que esta última mantinha maior transparência e informava amplamente sobre interrupções nos serviços.

Através das redes sociais do Diário, muita gente reclamou da Águas da Imperatriz: “Esperaram todo mundo ficar sem água para avisar que tinha que economizar”. Foto: Reprodução

Nota da Águas da Imperatriz
Em comunicação feita à imprensa depois que moradores de nove bairros já estavam sem abastecimento, a Águas da Imperatriz informou que “equipes da concessionária seguem realizando o reparo de um complexo vazamento em uma das tubulações de água na Rua Tenente Luiz Meirelles, no bairro Bom Retiro. O rompimento da rede está afetando o fornecimento de água nos bairros Meudon, Jardim Meudon, Vale da Revolta, Rosário, Perpétuo, São Pedro, Funcionários, Fazendinha e Várzea”. A previsão é reestabelecer o fornecimento nesta sexta-feira (24). “A concessionária solicita que os moradores destas regiões utilizem água de forma consciente durante este período”, informa ainda a nota, citando os seguintes canais para reclamações: – WhatsApp: (21) 97211-8064; – Aplicativo Cliente Águas; – Site: www.aguasdaimperatriz.com.br; – Telefone: 0800 773 1056.

Edição 25/01/2025
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