Maria Eduarda Maia
Após as fortes chuvas que atingiram Teresópolis no último final de semana, diversos bairros e localidades registraram alagamentos, deslizamentos de terra, transbordamento de rios e alagamentos em vias públicas, resultando em prejuízos para a população. Um dos locais mais afetados pelo grande volume de chuva, registrado principalmente no último sábado (05), foi a Ilha do Caxangá, onde o Rio Paquequer invadiu diversas residências. O volume de chuva acumulado na nascente do Paquequer, no alto da Serra dos Órgãos, foi de 387mm. Consequentemente, várias residências que ficam às margens desse rio foram afetadas, sendo recorrente o registro de ocorrências no período chuvoso devido essas situações habitacionais em áreas de risco. O local carece de soluções para possíveis problemas em decorrências do transbordamento do rio, algo que já foi pensado, mas nunca aconteceu. Em um vídeo enviado para um familiar, e compartilhado posteriormente nas redes sociais, uma moradora relata o drama vivido após sua casa ser atingida mais uma vez pelas águas. “Pai, olha a minha casa. Tudo de novo…”, relata a moradora, mostrando sua residência e pertences inundados.

Apoio e reconstrução
Depois do grande volume de chuva, a comunidade está tendo que reconstruir tudo aquilo que, mais uma vez, foi perdido. A reportagem da Diário TV esteve no local nesta segunda-feira (07), onde foi possível observar as marcas deixadas pelo transbordamento do rio. Em uma das casas, a água chegou em um nível tão alto que a moradora relatou ter perdido praticamente tudo.
Equipes da prefeitura, acompanhadas do prefeito Leonardo Vasconcellos, da vice-prefeita, Afaf Ribeiro, junto com alguns vereadores e secretários, entregaram, no domingo (06), cestas básicas, água e kits de higiene e limpeza a 30 famílias da Ilha do Caxangá. As famílias foram cadastradas pela equipe da Secretaria de Assistência Social e orientadas a buscar o setor de Aluguel Social, com o laudo de interdição da Defesa Civil. Profissionais da Secretaria de Saúde aplicaram as vacinas antitetânica adulto e infantil e contra a gripe.

Outro problema
Apesar do grande prejuízo causado pelas chuvas, segundo moradores, a região está bem abastecida pelas doações, mas há a necessidade de uma maior limpeza no local, visto que ainda há problemas com a lama e até mesmo com o mal cheiro.




