A primeira edição do “Domingo no Parque” reuniu famílias de diversos bairros na Praça Olímpica Luís de Camões e na Avenida J. J. de Araújo Regadas, no centro da cidade, no último domingo (02). Brinquedos infláveis, pula-pula, pipoca, picolé, algodão doce, experimentos de ciência com diversão, feira de artesanato e DJ animaram o dia na Praça e o espaço livre no Parque Regadas para bike, patins, skate, patinete e caminhada foi um convite ao movimento. Iniciativa da Prefeitura, por meio das secretarias de Turismo e de Segurança, Ordem Pública e Mobilidade, em colaboração com outras secretarias, o evento veio para ficar. A segunda edição acontece no próximo domingo (09).
O Prefeito Leonardo Vasconcellos, acompanhado da primeira-dama, Cláudia Soares, e da vice-prefeita, Afaf Ribeiro, enfatizou que o projeto veio para ficar. “Estamos iniciando um trabalho que veio para ficar. Domingo tarifa zero e diversão na praça, com pipoca, pipoca e muita brincadeira. Domingo agora é das famílias!”. Secretários e subsecretários municipais e os vereadores Luciano Santos, presidente da Câmara Municipal, professora Amanda, João Miguel, Calé e Bruninho Almeida também estiveram presentes.
Os artesãos do Coletivo de Mães Atípicas Empreendedoras de Teresópolis (CMAET) marcaram presença no evento. “É muito bom a gente ter esta oportunidade de expor o nosso trabalho para o público. É uma porta que se abre para nós, que somos mães atípicas e artesãos autistas também, como Edemir. Agradecemos à Prefeitura!”, comentou Leides, que faz deliciosos doces artesanais há 10 anos. A feira também contou com exposição e venda de sabonetes, pulseiras, artigos de papelaria, maquiagem, panos de prato, crochê e vasos decorativos.
As experiências da Toca da Ciência levaram ensinamentos para a criançada. “Trouxemos, por exemplo, um equipamento chamado sopro que sustenta, por meio do qual a gente trabalha as três leis de Newton e uma plataforma giratória, onde conseguimos fazer a criança sentir o centro de gravidade no corpo dela. A gente brinca com a Ciência, passando os ensinamentos de uma forma lúdica, prática e interativa!”, explicou Tio Júnior.
Atrativos
A Secretaria de Esporte e Lazer montou espaços para atividades interativas, como mini-vôlei, badminton, tênis, brincadeiras de rua, como queimada e pique-bandeira. Os professores de diversas modalidades esportivas oferecidas pela SMEL ensinaram e brincaram com as crianças e os adultos, incentivando a prática de atividades físicas, tornando o dia alegre e cheio de movimento.
Famílias aprovam
Caroline Pinheiro, o marido Thiago, a filha Maria Clara, de 2 anos, e mãe Eliane aproveitaram o domingo para curtir na praça. “Eu achei a ideia muito legal. É bom a gente ter uma opção de lazer, ao ar livre, com brinquedos. Minha filha está se divertindo bastante!”, comentou Caroline, moradora de Pimenteiras.
Mariane de Jesus e família também aprovaram o evento. “As meninas estão se divertindo muito. Está bem legal! Que seja o primeiro de muitos!”, disse Mariane, acompanhada das filhas Hadassa e Maia e do marido George, moradores do Rosário.
Moradores da Tijuca, Natália Ferreira e o marido Victor levaram Samuel, de 7 anos, para brincar no ‘Domingo na Praça’. “Eu achei muito bacana! Ter uma programação diferente na cidade, no domingo. Meu filho está se esbaldando no futebol de sabão, feliz da vida!”.