Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Fase recebe credenciamento do MEC para oferecer cursos EaD

Conteúdo on-line vai oferecer aos estudantes capacidade teórica para aprofundar os conhecimentos nas áreas de interesse

Há mais de vinte anos oferecendo formação de excelência na cidade de Petrópolis, a Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase) está entre as instituições de ensino superior mais conceituadas do estado do Rio de Janeiro, sendo uma referência na Região Serrana. Recentemente, a Fase recebeu novamente a comissão do Ministério da Educação em seu campus e manteve a avaliação com nota máxima, comprovando ser uma instituição de ensino superior 5 estrelas.  A novidade é que o Ministério da Educação (MEC) credenciou a Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase) para que possa oferecer cursos superiores também na modalidade a distância. Seguindo a tendência do mercado, a instituição acredita que o conteúdo on-line vai oferecer aos estudantes capacidade teórica para aprofundar os conhecimentos nas áreas de interesse, com a facilidade de gerenciar o tempo que será dedicado aos estudos. 
“Fomos credenciados para oferta de cursos superiores a distância, graduação e pós-graduação. Já oferecemos algumas unidades curriculares com carga horária a distância nos cursos de graduação e alguns cursos de extensão. Recebemos elogios principalmente no que diz respeito à infraestrutura para educação a distância, como o ambiente virtual de aprendizagem, à formação de professores para atuação na mediação pedagógica a distância e ao corpo docente. Nós temos um grupo de seis professores que compõem o Núcleo de Educação a Distância, pesquisando novas tendências e planejando ações a serem implementadas na FMP/Fase”, explica Ana Maria Rodrigues dos Santos, coordenadora de Educação a Distância, Pesquisa e Pós-Graduação da FMP/Fase.  
Desde a implantação da Coordenação de Educação a Distância, em abril de 2016, foram realizadas diversas oficinas para o desenvolvimento dos professores com temas ligados à tecnologia na educação, em parceria com o Núcleo Pedagógico da faculdade. No início do ano passado, o novo ambiente virtual de aprendizagem da FMP/Fase foi implementado, o que garantiu evolução na parte da educação à distância. “Com a adoção do Moodle [plataforma digital], em todos os semestres, inserimos novas funcionalidades, como acessibilidade para deficientes visuais e jogos. Gravamos videoaulas para cursos de extensão, graduação e pós-graduação e realizamos curso de Formação em Mediação Pedagógica na Modalidade a Distância, tendo finalizado oito turmas, com duas em andamento. A primeira pós-graduação totalmente a distância – Alergia e Intolerâncias Alimentares -, que teve início em outubro deste ano, já conta com as videoaulas, gamificação, podcasts, webconferência, fóruns e outras funcionalidades disponíveis no ambiente virtual de aprendizagem. Além disso, alguns cursos semipresenciais de pós-graduação, como o de Perícia Médica e o MBA em Gestão de Projetos, fazem uso dessas funcionalidades”, destaca. 
As atividades na modalidade a distância também garantiram a apresentação de três trabalhos no 25º CIAED – Congresso Internacional ABED de Educação a Distância 2019, sobre experiências do uso de EAD na FMP/Fase – "Nova forma de aprender dermatologia: oportunidade de inovação a partir da reforma curricular na graduação de medicina"; "Formação de professores para atuação em educação a distância: experiência em uma instituição de ensino superior com foco em saúde e gestão" e "Metodologia da pesquisa científica na modalidade híbrida: uma experiência de integração entre cursos da saúde". 
“Estamos organizando um Núcleo de Inovação em Tecnologia na Educação com a participação de professores de diversos cursos, a fim de apoiarmos o uso da tecnologia em atividades presenciais e a distância. Também estudamos a viabilidade de utilização de realidade aumentada e temos como proposta ampliar o uso de realidade virtual. Além disso, continuaremos oferecendo cursos para os professores e implantando funcionalidades no ambiente virtual de aprendizagem. Com essa ferramenta, pretendemos ampliar o uso da modalidade a distância nos cursos de graduação”, finaliza Ana Maria Rodrigues dos Santos. 

 

Tags

Compartilhe:

Edição 26/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Brasil retoma produção de insulina capaz de suprir demanda nacional

Aneel mantém bandeira tarifária verde em maio

Cantor Anderson Leonardo, do Grupo Molejo, morre aos 51 anos, no Rio

Grupo de palhaços leva esperança e alegria para hospitais de Teresópolis

Leilão de veículos em Teresópolis: Prefeitura divulga datas para visitação

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE