Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Fazenda Ermitage: 500 novos apartamentos e promessa de melhor estrutura para as famílias

Nova fase do condomínio popular para atender vítimas de catástrofes naturais recebeu investimento de R$ 97 milhões

Luiz Bandeira

O Governo do Estado está realizando um investimento de R$ 97,7 milhões para a construção de mais 500 unidades habitacionais no Parque Ermitage, em Teresópolis. As obras estão em curso e a previsão é que sejam concluídas ainda este ano. As moradias serão destinadas às famílias que perderam suas casas na tragédia de 12 de Janeiro de 2011 e também àquelas em situação de vulnerabilidade social, de outros bairros afetados por catástrofes ambientais, e que recebem auxílio do aluguel social.

Todos os condomínios terão áreas de convivência, com centro comunitário, parque infantil, academia para Terceira Idade e área de churrasqueira. Foto: Imprensa/RJ

A nova fase do projeto contempla a construção de quatro novos conjuntos habitacionais, com um total de 25 blocos de cinco pavimentos. Cada apartamento contará com dois quartos, sala, cozinha e banheiro. Os novos condomínios terão áreas de convivência que incluem centro comunitário, parque infantil, academia ao ar livre para a Terceira Idade e espaço com churrasqueira. O prazo para a conclusão das obras é de 720 dias corridos, contados a partir do início da execução.
Segundo o projeto, haverá melhor estrutura em relação ao que foi entregue na primeira fase, que contemplou apenas vítimas da maior tragédia natural do país. Atualmente, o Parque Ermitage já abriga cerca de sete mil pessoas, e a expansão do conjunto habitacional reforça a política de moradia voltada à população mais vulnerável do município. “Assumi esse compromisso com famílias que esperam há tanto tempo e pedi prioridade nesse e nos demais projetos para os municípios da Região Serrana. Trabalhamos diariamente para que esses imóveis sejam construídos. O segundo condomínio do Parque Ermitage terá toda infraestrutura para dar dignidade e qualidade de vida a essas pessoas”, destaca o governador Cláudio Castro.

Segundo o projeto, haverá melhor estrutura em relação ao que foi entregue na primeira fase, que contemplou apenas vítimas da maior tragédia natural do país. Foto: Luiz Bandeira / O Diário

Comunidade mais estrutura
Morador do condomínio Orquídeas, Flávio Antônio Carreiro é um dos sobreviventes da tragédia de 2011 e atualmente mantém um pequeno comércio na região. Apesar de comemorar a ampliação das moradias, ele ressalta que ainda há muitas demandas básicas não atendidas na Fazenda Ermitage. “Falta uma escola aqui. Temos uma creche e um posto de saúde, mas a área do posto é grande e a unidade poderia ser transformada num posto de saúde da família. Muitas mães andam com os filhos até a escola da Fonte Santa, passando por uma pista perigosa. Isso precisa mudar”, afirma Flávio.

Flávio Antônio Carreiro, morador e comerciante local, pede mais infraestrutura e serviços para a comunidade. “Somos todos vítimas daquela tragédia. Precisamos de mais atenção pra fazer esse lugar crescer”. Foto: Luiz Bandeira / O Diário

Segundo ele, há espaço e necessidade para novos comércios no bairro. “Conseguimos um alvará com a prefeitura e abrimos um pequeno comércio, mas seria bom ter mais. Isso ajuda os moradores e movimenta a economia local. Temos também uma feira de artesãos que funciona só de vez em quando. Poderia ser todo domingo, pra ajudar os próprios moradores a crescerem”, sugere.
Flávio também aproveita o momento político para fazer um apelo: “Estamos próximo do período eleitoral. Que o governador — e o próximo que for eleito — olhe com carinho para a Fazenda Ermitage. Somos todos vítimas daquela tragédia. Precisamos de mais atenção pra fazer esse lugar crescer”. Sobrevivente do 12 de Janeiro, ele lembra com emoção da sua história: “Sobreviver foi uma conquista, e abrir meu negócio hoje é outra vitória”, pontuou.

Edição 12/07/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Caminhar pelo Vale dos Frades, bom para a saúde e para a mente

Montadoras credenciam carros compactos para obter IPI Zero 

“Cantinho das Cerejeiras” encanta moradores de Teresópolis

Obras da Feirinha do Alto devem ser concluídas em oito meses

Águas da Imperatriz só poderá mexer nas “mangueiras pretas” com autorização da Prefeitura

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE