A Semana do Brasil, espécie de Black Friday brasileira proposta pelo governo federal para setembro, promete ser favorável ao comércio do estado do Rio de Janeiro: 88% dos fluminenses responderam que aproveitariam a data especial para adquirir algum produto ou serviço. Isso é o que releva uma pesquisa do Instituto Fecomércio de Análises e Pesquisas (IFec RJ), para a Fecomércio RJ. O levantamento, no entanto, revela que muitos fluminenses ainda não foram comunicados sobre a nova ação promocional, prevista para acontecer entre os dias 6 e 15 de setembro, num movimento entre poder público e a iniciativa privada. Quase 92% dos entrevistados nunca ouviram falar na Semana do Brasil. Apesar disso, 80,4%, quando descobriram do que se tratava, se mostraram favoráveis.
A maioria tem interesse em comprar eletrônicos (79,1%), roupas, calçados e acessórios (66,6%) e eletrodomésticos (64,8%). Também estão em alta artigos de uso pessoal e doméstico (49,3%), itens de alimentação (46,8%), livros e artigos de papelaria (38,4%) e pacotes de viagem (31,4%). O levantamento revela, ainda, que 80% dos entrevistados não se incomodam com a proximidade com a Black Friday, que acontece em novembro. Na verdade, 43,8% inclusive disseram que pretendem aproveitar as promoções para consumir produtos e serviços em ambas as datas, contra 30% que querem reservar as economias para a Black Friday.
Quando questionados sobre a motivação para aproveitar a Semana do Brasil, a maioria dos fluminenses afirmou que consideram positivo o distanciamento do final de ano e do Natal – caso de 17,6%. Boa parte também valoriza o fato de ser um evento nacional (17%). Já os que preferem a Black Friday, 35,1% dos entrevistados disseram que gostam da data justamente pela proximidade com o 13º salário e o Natal. Além disso, 26,3% afirmaram que os preços mais atrativos chamam atenção, e outros 16,4% gostam da popularidade da data. A consulta foi realizada com 500 consumidores do Estado do Rio, entre os dias 5 e 8 de agosto.
Sobre a Fecomércio
A Fecomércio RJ é formada por 59 sindicatos patronais fluminenses e tem como objetivo representar os interesses do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado. A Federação reúne em torno de 342 mil empresas, que correspondem por quase 2/3 da atividade econômica do estado do Rio de Janeiro, isso representa 71% dos estabelecimentos fluminenses, gerando 1,8 milhões de empregos formais, nada menos que 64% das vagas com carteira assinada. Além disso, a Fecomércio RJ administra, no estado do Rio, o Serviço Social do Comércio (Sesc) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comércio (Senac).