ASSISTIR AO VIVO

REDES SOCIAIS

INSCREVA-SE NO

Fecomércio inaugura nova sede e lança índice de atividade do comércio

Data: 10/05/2019

O presidente da Fecomércio RJ, Antonio Florêncio de Queiroz Junior, destacou a importância das análises do IFec RJ e recebeu no evento os empresários Igor Edelstein e Rodney Turl

O Instituto Fecomércio de Pesquisa e Análises IFec RJ recebeu esta semana a Diretoria da Federação, instituições parceiras e empresários na inauguração se sua nova sede, no Centro do Rio. A mudança acompanha a evolução da produção de dados estatísticos, que auxiliam os empresários do setor em suas tomadas de decisão e a representação da categoria no município, foi representada no evento pelos empresários Rodney Turl e Igor Edelstein, do Sincomércio e da CDL, respectivamente. Durante o evento, foi lançado o Índice IFec RJ, Índice de atividades do comércio de bens, serviços e turismo da Fecomércio. O novo termômetro do setor de serviços do Rio de Janeiro é resultado de uma parceira da FGV-IBRE com o IFec RJ.
De acordo com a entidade, os dados vão sintetizar informações econômicas relevantes e serão divulgadas mensalmente com apenas um dia útil de defasagem. Esse indicador utiliza as informações contidas em 51 variáveis econômicas do estado para diagnosticar o ambiente dos setores de atuação da Federação.  Segundo o presidente da Fecomércio RJ, Antonio Florêncio de Queiroz Junior, o principal objetivo do IFec RJ será produzir e difundir dados estatísticos confiáveis com foco regional e setorial que subsidiem os empresários e os gestores públicos municipais e estadual. “Com a estruturação do IFec RJ passamos a contar com um corpo técnico focado em realizar uma série de estudos da economia e seus impactos na sociedade fluminense, traçando um panorama detalhado do Rio de Janeiro”, destacou Queiroz.  
“O objetivo principal é produzir e difundir dados estatísticos confiáveis com foco regional e setorial que subsidiem a tomada de decisão dos empresários do setor de bens, serviços e turismo e do poder público. Parabéns a Fecomércio e todos os envolvidos nesse projeto. Esses dados serão de grande valia, sobretudo, para o pequeno comerciante e as prefeituras do interior, como a nossa, que carecem de informações e dados confiáveis para tomada de decisões”, disse Igor em suas redes sociais. O IFec RJ produz pesquisas periódicas que avaliam os hábitos dos consumidores, os obstáculos que dificultam o crescimento dos empresários e as expectativas que eles têm a respeito das condições futuras da economia do estado. O Instituto também realiza pesquisas relacionadas com as seis principais datas comemorativas e pesquisas sob demanda. De acordo com o diretor do IFec RJ, João Gomes, o instituto vem se tornando referência para o setor.
“Além de dados que já produzimos, realizamos pesquisas, análises e estudos que avaliam os hábitos dos consumidores fluminenses, que ajudam os empresários em seus negócios. Por outro lado, o Índice IFec RJ também será uma importante ferramenta para todos que buscam entender o contexto em que o setor de serviços está inserido”, ressaltou o economista. Entre março e abril de 2019, o índice apresentou retração de -0,1% (99,1/99,2-1), indicando pequena desaceleração da atividade do setor de comércio de bens, serviços e turismo entre março e abril. Na comparação anual, abril de 2019 contra abril de 2018, o índice apresentou crescimento de 0,9% (99,2/98,2-1), o que pode indicar que o ano de 2019 será melhor do que o ano de 2018. Resta ver o que vai acontecer ao longo do ano.


 

Compartilhar:






ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Câmara quer saber origem dos ovos de "ouro" do prefeito

Caixa vai dar desconto de até 90% para clientes com dívidas

Região dos Lagos se recupera de temporal da semana passada

Ministério da Saúde prepara campanha de vacinação contra sarampo

TJ do Rio terá "juízes sem rosto" contra crime organizado

        2742-9977   |   leitor@netdiario.com.br   |  Rua Carmela Dutra, 765 - Agriões Teresópolis/RJ