Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Feirão de empregos e qualificação profissional em Teresópolis

Unidade móvel da Setrab fica na Praça Olímpica até o próximo sábado

Marcello Medeiros

Teresópolis recebeu nesta quarta-feira (13), a Carreta do Trabalhador, unidade móvel da Secretaria Estadual de Trabalho e Renda (Setrab). O veículo foi estacionado na Praça Olímpica Luís de Camões, na Várzea, onde fica até o próximo sábado (16), participando do projeto “2º Feirão Emprega Terê”, realizado pela secretaria municipal de Trabalho, Emprego e Economia Solidária em parceria com o governo estadual. Haverá emissão de documentos, inscrições para cursos e inscrição para 260 vagas de emprego, além de serviços de saúde e recreação, com atendimento sempre das 10h às 16h. “O trabalho é o programa social mais importante que pode existir em qualquer lugar do Brasil e em Teresópolis não é diferente. É uma cidade que precisa muito de trabalho renda, principalmente para os jovens. Então o Governo do Estado, o governador Cláudio Castro, teve uma sensibilidade muito grande em ajudar a cidade nesse problema/solução, ajudando com esse projeto a resolver essa questão do emprego principalmente para a juventude e para as terceira idade, pessoas que precisam realmente de mais oportunidades”, explica Alex Castellar, Assessor Especial do Governo do Estado.

“O trabalho é o programa social mais importante que pode existir em qualquer lugar do Brasil e em Teresópolis não é diferente”, destaca Alex Castellar, Assessor Especial do Governo do Estado.


Os atendimentos gratuitos são prestados pelas equipes das secretarias municipais de Trabalho, Assistência Social e Direitos Humanos, Direitos da Mulher, Saúde e da Ouvidoria Geral e de instituições parceiras, como Fundação Leão XIII, Sesc Rio, Senac Rio, Unopar, Unig, Yes Idiomas. “Esta é mais uma ação para potencializar as oportunidades para os nossos trabalhadores. Aproveitem o Feirão Emprega Terê”, destaca o Prefeito Vinicius Claussen. “A parceria do Município com o Governo do Estado neste segmento, que começou com a Casa do Trabalhador, segue firme e forte neste evento, o segundo realizado este ano em praça pública”, destaca o secretário municipal de Trabalho, Lucas Guimarães, também atual presidente do Conselho Municipal de Trabalho, Emprego e Renda de Teresópolis (Comuter).

Secretário municipal de Trabalho, Lucas Guimarães e o prefeito Vinicius Claussen reforçam a importância dos programas desenvolvidos através do “Emprega Terê”

Serviços
Até sábado (16), os trabalhadores contarão com vários serviços gratuitos, das 10h às 16h, como emissão de carteira de trabalho digital; emissão de isenção da segunda via da carteira de identidade e encaminhamento para emissão das certidões de casamento, nascimento e de óbito. Haverá também cadastro de currículos no Sine; orientação sobre emissão de seguro-desemprego; inscrições em cursos de qualificação profissional da Prefeitura/Casa do Trabalhador e instituições parceiras. Para pessoas do perfil socioeconômico dos programas sociais, haverá inscrição no CadÚnico e no Bolsa Família. Aferição de pressão arterial, medição de glicose, corte de cabelo e atividades recreativas são outros atendimentos gratuitos para a população.

Vagas de emprego
Os trabalhadores podem se candidatar a uma das 260 vagas disponibilizadas pelo Sine Teresópolis. São 190 oportunidades para pessoas com experiência, como açougueiro, padeiro, jardineiro, servente de obras e engenheiro civil. Há 36 vagas para quem não tem experiência, como arquiteto, atendente de lanchonete, carregador de caminhão e embalador a mão. Entre as 24 oportunidades para pessoas com deficiência estão as de ajudante de farmácia, auxiliar administrativo, arrematadeira, atendente de loja e de auxiliar de linha de produção. Para estagiários, há opção de auxiliar administrativo e de assistente de engenharia (construção civil).

Documentos exigidos
Os interessados deverão comparecer ao Feirão com documento de identificação com foto, CPF, carteira de trabalho (se não tiver, será gerada a versão digital na hora), número do PIS (caso não possua, o cadastro é gerado na hora), comprovante de residência e currículo.


Edição 23/08/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Quiosque das Lendas, um pedaço da nossa história que segue esquecido

Pedra Alpina, uma trilha para conhecer e valorizar nosso Parque Municipal

Câmara atualiza relação de locais para funcionamento de bares e restaurantes em Teresópolis

Alterações do trânsito de Teresópolis neste domingo

Mudanças no comando do 30º Batalhão de Polícia Militar

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE