Marcello Medeiros
Teresópolis recebeu nesta quarta-feira (13), a Carreta do Trabalhador, unidade móvel da Secretaria Estadual de Trabalho e Renda (Setrab). O veículo foi estacionado na Praça Olímpica Luís de Camões, na Várzea, onde fica até o próximo sábado (16), participando do projeto “2º Feirão Emprega Terê”, realizado pela secretaria municipal de Trabalho, Emprego e Economia Solidária em parceria com o governo estadual. Haverá emissão de documentos, inscrições para cursos e inscrição para 260 vagas de emprego, além de serviços de saúde e recreação, com atendimento sempre das 10h às 16h. “O trabalho é o programa social mais importante que pode existir em qualquer lugar do Brasil e em Teresópolis não é diferente. É uma cidade que precisa muito de trabalho renda, principalmente para os jovens. Então o Governo do Estado, o governador Cláudio Castro, teve uma sensibilidade muito grande em ajudar a cidade nesse problema/solução, ajudando com esse projeto a resolver essa questão do emprego principalmente para a juventude e para as terceira idade, pessoas que precisam realmente de mais oportunidades”, explica Alex Castellar, Assessor Especial do Governo do Estado.
Os atendimentos gratuitos são prestados pelas equipes das secretarias municipais de Trabalho, Assistência Social e Direitos Humanos, Direitos da Mulher, Saúde e da Ouvidoria Geral e de instituições parceiras, como Fundação Leão XIII, Sesc Rio, Senac Rio, Unopar, Unig, Yes Idiomas. “Esta é mais uma ação para potencializar as oportunidades para os nossos trabalhadores. Aproveitem o Feirão Emprega Terê”, destaca o Prefeito Vinicius Claussen. “A parceria do Município com o Governo do Estado neste segmento, que começou com a Casa do Trabalhador, segue firme e forte neste evento, o segundo realizado este ano em praça pública”, destaca o secretário municipal de Trabalho, Lucas Guimarães, também atual presidente do Conselho Municipal de Trabalho, Emprego e Renda de Teresópolis (Comuter).
Serviços
Até sábado (16), os trabalhadores contarão com vários serviços gratuitos, das 10h às 16h, como emissão de carteira de trabalho digital; emissão de isenção da segunda via da carteira de identidade e encaminhamento para emissão das certidões de casamento, nascimento e de óbito. Haverá também cadastro de currículos no Sine; orientação sobre emissão de seguro-desemprego; inscrições em cursos de qualificação profissional da Prefeitura/Casa do Trabalhador e instituições parceiras. Para pessoas do perfil socioeconômico dos programas sociais, haverá inscrição no CadÚnico e no Bolsa Família. Aferição de pressão arterial, medição de glicose, corte de cabelo e atividades recreativas são outros atendimentos gratuitos para a população.
Vagas de emprego
Os trabalhadores podem se candidatar a uma das 260 vagas disponibilizadas pelo Sine Teresópolis. São 190 oportunidades para pessoas com experiência, como açougueiro, padeiro, jardineiro, servente de obras e engenheiro civil. Há 36 vagas para quem não tem experiência, como arquiteto, atendente de lanchonete, carregador de caminhão e embalador a mão. Entre as 24 oportunidades para pessoas com deficiência estão as de ajudante de farmácia, auxiliar administrativo, arrematadeira, atendente de loja e de auxiliar de linha de produção. Para estagiários, há opção de auxiliar administrativo e de assistente de engenharia (construção civil).
Documentos exigidos
Os interessados deverão comparecer ao Feirão com documento de identificação com foto, CPF, carteira de trabalho (se não tiver, será gerada a versão digital na hora), número do PIS (caso não possua, o cadastro é gerado na hora), comprovante de residência e currículo.