Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Feirinha de adoção de animais neste sábado em Teresópolis

Neste sábado, 12, será realizada mais uma Feira de Adoção “Adote um Amor”, organizada pela Coordenadoria de Proteção e Bem-estar Animal (COPBEA).

Serviço é essencial para o controle da população de cães abandonados e resgatados

Luiz Bandeira

Não há fato que justifique o abandono de animais, porém isso continua acontecendo diariamente e a população de cães e gatos vagando pela cidade vem aumentando em uma proporção preocupante. Sensíveis ao problema, instituições ligadas às Secretarias Municipais de Meio Ambiente e de Saúde incentivam e promovem a adoção responsável, através de eventos periódicos que incentivam e viabilizam a prática. Neste sábado, 12, será realizada mais uma Feira de Adoção “Adote um Amor”, organizada pela Coordenadoria de Proteção e Bem-estar Animal (COPBEA). Desta vez o evento será realizado na Praça Baltazar da Silveira, a Praça da Matriz de Santa Teresa, na Várzea, das 10h às 16h. Estarão disponíveis para adoção responsável cães castrados que estão sob a guarda da Prefeitura no Centro de Triagem Animal da Secretaria Municipal de Saúde, Setor de Controle de Zoonoses, vulgarmente conhecido como canil do Fischer.


Jackson Muci, Coordenador da Proteção e Bem Estar Animal falou com a equipe do jornal O Diário e Diário TV sobre o evento deste fim de semana. “Nós temos feito na Feirarte, sábado sim, sábado não, tentando criar uma referência para as pessoas saberem que nós vamos estar ali, com os cães do Centro de Triagem. Infelizmente é uma realidade e todo mundo sabe, os animais são resgatados e ficam confinados naquele ambiente”, lamenta Jackson. Nessas feiras de adoção é feita uma entrevista onde se procura certificar se realmente há um espaço adequado ao bem estar do cão adotado. “As pessoas assinam um termo de responsabilidade sobre a questão, tanto do animal como também dos maus tratos”, garante Muci, que acrescente, “É um trabalho de formiguinha às vezes doamos um, doamos dois. Tem também a nossa plataforma digital, tanto no Instagram quanto no Facebook o endereço é o mesmo adoteumamor.teresopolis. Ela plataforma foi criada por nós em 2019 por causa da pandemia, para manter a promoção das adoções responsáveis. Para facilitar a adoção a COPBEA está disponibilizando o transporte do animal adotado até o local do seu novo lar”, completa.

À frente da Coordenadoria de Proteção e Bem Estar Animal, Jackson Muci disse que para facilitar a adoção oferece serviço “delivery”

Os amores
Fotografias dos animais disponíveis para adoção podem ser conferidas por meio das redes sociais da feira. “Essa ideia de irmos para a Praça Baltazar da Silveira é porque sábado geralmente tem a missa das crianças na paróquia de Santa Tereza, além do movimento no Teresópolis Shopping. Então a gente está tentando ver aonde vai ter mais adoções… Nossa intenção é dar oportunidade para que esses animais sejam adotados e cuidados por tutores responsáveis, abrindo vaga para abrigar temporariamente outros cães resgatados de situação de abandono e de maus tratos”, pontua Jackson Muci.
O que é necessário para formalizar a adoção: Ser maior de 18 anos; Apresentar original e cópia do RG e Comprovante de Residência; Responder questionário e passar por uma entrevista com a equipe da COPBEA; Assistir palestra sobre proteção e bem-estar animal; Assinar termo de posse responsável; Levar caixa de transporte, coleira e guia adequados ao perfil do animal adotado.

A feira vai acontecer neste sábado, das 10h às 16h, na Praça de Santa Tereza, na Várzea

Tags

Compartilhe:

Edição 04/05/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Governos federal e do RS reforçam que resgates são prioridade

Caixa de Fósforos, a “pedrinha equilibrista” do PETP

O encanto do agroturismo fungífero em Teresópolis

Câmara exige do prefeito de Teresópolis o cumprimento à lei

Prefeitura propõe parcelamento das contas de luz em atraso

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE