Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Felinos dominam a cena no Parque Estadual dos Três Picos

Animais silvestres foram avistados com frequência, em comportamento territoriais durante o mês e abril

O mês de abril tem sido um período oportuno para registrar felinos. Espécies como a onça-parda (Puma concolor), gato-do-mato (Leopardus tigrinus) e gato-maracajá (Leopardus wiedii), foram registradas em comportamento territoriais no Parque Estadual dos Três Picos (PETP). As imagens são do projeto Aventura Animal, parceiro do Instituto Estadual do Ambiente (Inea). “Registros como este são a comprovação do sucesso do trabalho de conservação do Inea. A partir do uso de armadilhas fotográficas, conseguimos monitorar a saúde do ecossistema. Podendo ver até mesmo, registros inéditos: como o da onça-parda “acompanhando” seres humanos”, destaca o diretor de Biodiversidade, Áreas Protegidas e Ecossistemas, Cleber Ferreira.

As imagens obtidas por câmeras trap, espalhadas pela unidade de conservação do Inea, evidenciam disputas por território e interações inusitadas com visitantes. Em um dos vídeos, uma onça-parda adulta, com ferimento no membro anterior esquerdo, surge interagindo com um bambu, que se quebra durante a ação. Em seguida, outro indivíduo da mesma espécie executa o comportamento conhecido como “scrap”: cava um buraco com as patas traseiras, urina no local e, depois, confere a câmera.

As imagens obtidas por câmeras trap, espalhadas pela unidade de conservação do Inea, evidenciam disputas por território e interações inusitadas com visitantes. Foto: Projeto Aventura Animal

Para demonstrar que o tamanho não define a destreza, outros registros realizados em abril mostram o gato-maracajá e o gato-do-mato repetindo padrões semelhantes aos da onça-parda: ambos arranham troncos e urinam no local. Esses movimentos são formas de demarcação territorial por meio de feromônios, presentes em glândulas do focinho, da região anal e das unhas, que espalham marcações em galhos e troncos.

O registro mais surpreendente, no entanto, mostra dois trilheiros sendo monitorados silenciosamente por uma onça-parda. De acordo com os dados do monitoramento, o intervalo entre a passagem de seres humanos e a aproximação de felinos (como a Puma concolor no vídeo) tem sido cada vez menor, com diferenças que variam de 30 a 5 minutos. Para deixar toda a situação mais curiosa e cinematográfica, uma araponga emite seu característico som metálico e aterrorizante ao fundo da cena. Apesar de não haver incidentes, felinos e quaisquer animais silvestres não devem ser perseguidos ou incomodados. Jamais devem ser deixados alimentos ou iscas como tentativas de aproximação.

Sobre o parque
Com área aproximada de 65 mil hectares, o Parque Estadual dos Três Picos abrange partes dos municípios de Teresópolis, Guapimirim, Nova Friburgo, Cachoeiras de Macacu e Silva Jardim, na Região Serrana do Rio. A unidade de conservação possui sede em Cachoeiras de Macacu, um núcleo de montanha em Nova Friburgo, outro em Teresópolis e um núcleo operacional em Guapimirim.

Teresópolis 06/06/2026
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Cultura de Raiz: artistas populares celebram as festas juninas em Teresópolis

Ministério da Saúde suspende vacina contra a dengue do Butantan

Baile Geração Prateada fortalece integração da melhor idade em Teresópolis

Sincomércio convoca ação conjunta para solucionar descarte irregular de lixo na Calçada da Fama

O frio chegou: primeira semana de junho ‘congelante’ na Região Serrana

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE