Maria Eduarda Maia
A Feso Pro Arte agora é palco da primeira galeria digital da Região Serrana: a exposição interativa “O Ninho”, do Coletivo Arani, que está aberta ao público até o dia 21 de junho. A experiência interativa foi inaugurada na última sexta-feira (28) e contou com a presença da equipe da Diário TV para saber mais sobre a exposição. “Está sendo uma noite muito especial para a gente porque foi um projeto de muito anos. Há 15 anos estamos pensando nessa exposição, nesse conceito do ninho, que é muito especial porque é um símbolo de preservação e de conexão com a natureza, de onde a vida nasce”, explica Vanessa Barini, uma das integrantes do Coletivo Arani, que também é formado por Clélia Brito, Márcia Tayt-Sonh e Vânia Catarina, contando com a colaboração dos artistas convidados Cadu Canto e Mariana Portugal. “O Ninho”, através da exploração da estética de um ninho de pássaros por meio de som, luz e cor, é um projeto que reforça a importância do cuidado com o meio ambiente para garantir o futuro das novas gerações, sendo inspirado na forma como as aves constroem seus lares.
“Acho que Teresópolis merece esse tipo de arte. A cidade está tendo o privilégio de ter a primeira galeria digital da região serrana. A gente começa inaugurando uma exposição totalmente voltada para a questão ecológica, que é muito importante. “O Ninho” é uma celebração da vida e é, acima de tudo, um convite para as pessoas refletirem sobre as questões ambientais”, conta Márcia, dizendo também que trazer este projeto para o município foi um desafio, visto que a tecnologia digital, apesar de estar muito presente no cotidiano da sociedade nos dias atuais, não é algo tão simples. “Também vamos fazer visitas comentadas, para o público refletir. A arte tem esse propósito de auxiliar as pessoas na questão da reflexão sobre o meio ambiente e como devemos cuidar dele”, conclui.

Mais sobre o trabalho
A obra é composta de uma escultura em forma de um ninho de pássaros combinado com uma floresta abstrata que vem da criatividade dos artistas. “É uma grande alegria de estamos sendo capazes de apresentar algo que nós criamos, sentimos e vivemos”, declarou outra integrante do Coletivo Arani, Vânia Catarina. O ninho, que simboliza conexão com a natureza, proteção e fortalecimento de vínculos, funciona como um espaço de aprendizado, crescimento e renovação.
Para a Diretora do Centro Cultural Feso Pro Arte, Edenise Antas, essa é somente a primeira parte deste projeto. “A galeria está em processo de construção. A ideia é ter mais espaços aqui dentro e que a gente possa integrar esses espaços, fazendo grandes exposições digitais aqui para a nossa cidade”, comenta, destacando também que esta galeria digital é uma estratégia em que o artista consegue despertar nos visitantes muitas emoções. “A ideia é você se inserir, estar imerso em alguma experiência”, concluiu Edenise. Além disso, a diretora do centro cultural frisou que Teresópolis tem um grande potencial para voltar a ser a cidade dos festivais e voltar com grandes eventos na área da cultura e da arte.

SERVIÇO
Data: 29/03 a 21/06
Local: Galeria de Arte Digital Feso Proarte
Horário: quarta a sábado, 11h às 19h
Ingressos disponíveis no Sympla: https://www.sympla.com.br/evento/o-ninho-exposicao-de-arte-digital/2897416



