Neste final de semana, nos dias 18 e 19 de outubro, será realizado o 1º Concurso Nacional de Piano Luiz Henrique Senise, promovido pelo Centro Cultural Feso Pro Arte (CCFPA) em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Três Marias Produções Artísticas. O evento será realizado no Centro de Documentação e Memória (Cdome) do Centro Cultural, das 9h às 17h no dia 18 e das 9h às 21h no dia 19. Para encerrar a competição, um concerto especial será apresentado às 20h do dia 19 pelos aclamados pianistas Celina Szrvinsk e Miguel Rosselini, na série Concerto de Gala.
O duo pianístico, formado em 1984, é um dos mais respeitados do Brasil, com apresentações em diversas salas de concerto e festivais internacionais. Com uma trajetória marcada por gravações aclamadas e colaborações com renomadas orquestras, Szrvinsk e Rosselini trazem ao evento sua experiência e talento.
A idealizadora do concurso, professora Valéria Bertoche, juntamente com a diretora do Centro Cultural, Edenise Antas, e colaboradores da Pro Arte, lançou esta iniciativa com o objetivo de resgatar o movimento histórico dos pianos em Teresópolis, incluindo a restauração do piano Steinway & Sons da Pro Arte, trazido da Alemanha em 1968 e anteriormente utilizado por grandes pianistas como Wilhelm Kempff. “A competição visa incentivar o aprendizado e a prática do piano, oferecendo prêmios e estimulando os participantes a aprimorarem suas habilidades”, explica Valéria.
O concurso homenageia o renomado professor e pianista Luiz Henrique Senise (in memoriam), figura crucial no ensino de piano no Brasil e defensor dos concursos musicais no país. Valéria destaca que Senise foi mentor de muitos pianistas de renome, incluindo Celina Szrvinsk e Miguel Rosselini, que atualmente organizam eventos culturais através da Três Marias, em Belo Horizonte, e são as grandes estrelas do Concerto de Gala deste mês de outubro. “Ele foi um grande professor, responsável por uma quantidade enorme de alunos que hoje se destacam no mundo todo”, ressalta.
Premiações e Incentivos
O concurso é voltado para jovens pianistas com idades entre 6 e 26 anos, oferecendo certificados a todos os participantes, com o objetivo de incentivar e promover o intercâmbio entre jovens pianistas brasileiros. Os três primeiros colocados de cada turno serão premiados em dinheiro. Além disso, o primeiro colocado de cada turno terá a oportunidade de realizar um recital durante o ano de 2024/25, distribuído entre os organizadores do concurso: o concerto cultural FESO Pro Arte, em Teresópolis; o Salão Leopoldo Miguez, da Escola de Música da UFRJ, no Rio de Janeiro; e a Três Marias Produções Artísticas, em Belo Horizonte. A ilustre professora e pianista Maria Teresa Soares, membro do júri, será responsável pela premiação em dinheiro do turno especial, de 6 a 9 anos.
O melhor intérprete de Debussy receberá o “Prêmio Luiz Senise”, que será entregue pela Três Marias Produções Artísticas. Ao final do concurso, a Orquestra Feso Pro Arte ofertará o Prêmio Jorge Bragança, em homenagem ao presidente do conselho do Centro Cultural e criador da Orquestra. Neste prêmio, o pianista selecionado terá a oportunidade de tocar um concerto solo com a Orquestra nas temporadas de 2025/26. “A Orquestra passou por um processo de reestruturação nos anos de 2022 e 2023 e se tornou referência na Região Serrana como a primeira orquestra profissional de Teresópolis”, contou Leonardo Pinto, Diretor Artístico.
Comissão Julgadora
A comissão julgadora é composta por pianistas e educadores de renome, incluindo Maria Teresa Soares, premiada em diversos concursos; Marina Spoladori, reconhecida por sua atuação na UNIRIO; e Ronal Silveira, pianista, Diretor da Escola de Música da UFRJ, professor e especialista em práticas interpretativas.
Prêmio Jorge Bragança
O Prêmio Jorge Bragança tem o objetivo de proporcionar aos jovens músicos a oportunidade de participar como solista em um concerto da programação das temporadas da Orquestra Feso Pro Arte. Este prêmio foi criado na oportunidade do I Concurso Nacional de Piano Luiz Senise, com a intenção de homenagear o atual presidente do conselho Feso Pro Arte, idealizador da Orquestra e figura de grande relevância no cenário cultural do estado do Rio de Janeiro. “Este prêmio poderá ser concedido em outras competições de música de concerto realizadas pelo CCFPA que tenham convidados de grande relevância no cenário musical nacional e internacional”, enfatiza Leonardo Pinto, Diretor Artístico.