No dia 22 de maio, a Fundação Educacional Serra dos Órgãos (Feso) recebeu a visita do promotor de Justiça José Marinho Paulo Júnior, titular da 1ª Promotoria de Justiça de Fundações do Rio de Janeiro. A visita teve como objetivo o acompanhamento das atividades da Fundação, no cumprimento do papel fiscalizador exercido pela Promotoria junto às entidades fundacionais do estado.
O promotor foi recebido pelo presidente da Feso, Dr. Antonio Luiz da Silva Laginestra, pelo diretor-geral da Fundação, Dr. Luis Eduardo Possidente Tostes, e demais membros do Conselho Diretor. Durante a visita, percorreu as dependências da Instituição e participou de uma reunião na qual foram apresentados os principais projetos, avanços e ações promovidas pela Feso nas áreas da educação, saúde, arte e cultura.
“É sempre com grande satisfação que recebemos o Dr. José Marinho em nossa instituição”, afirmou o Dr. Laginestra. “Ele tem acompanhado o trabalho da Feso nos últimos anos. Trata-se de uma pessoa preparada e conhecedora, como poucas, do papel das fundações na sociedade brasileira. Sua maneira franca e direta de se comunicar conosco expressa com clareza sua inteligência e correção. Além de todas essas qualidades, demonstrou-se um gestor competente. Durante sua gestão à frente da Promotoria de Fundações, não registramos qualquer pendência, e sua equipe esteve sempre disposta a nos orientar. Por tudo isso, somos profundamente gratos a ele e à sua equipe”, enalteceu o presidente da Feso.
“A visita do promotor José Marinho foi uma valiosa oportunidade para atualizá-lo sobre nossas ações e atividades. Agradecemos, especialmente, pelas contribuições sempre relevantes que ele tem oferecido para o aprimoramento da nossa gestão institucional”, avaliou o Dr. Luis Eduardo.
A visita foi marcada por um diálogo construtivo, no qual o promotor pôde oferecer orientações jurídicas e administrativas, além de trocar experiências com conselheiros e gestores da Fundação. Em sua fala, destacou a importância do papel social da Feso e a relevância de sua atuação para o desenvolvimento da região: “Fora o desejo de comparecer pessoalmente às Fundações e conhecer com mais proximidade a realidade de cada uma delas, nós temos o dever regulamentar de visitar periodicamente as instituições. Para mim, é uma grande honra acompanhar uma Fundação com o perfil da Feso, que tem mudado, por meio da educação e da saúde, a vida de milhares de pessoas. Trata-se de uma entidade que deve ser compreendida pelas autoridades políticas, especialmente as municipais, pela importância histórica e social que representa para a cidade. A Feso tem crescido ao longo dos anos com uma gestão saudável, regular, e que muito nos encanta pela conquista que tem sido para o povo fluminense”, afirmou o promotor.
A Promotoria de Fundações atua na fiscalização da regularidade das atividades fundacionais, assegurando que as entidades cumpram seus objetivos estatutários e respeitem a legislação vigente. Esse trabalho é essencial para garantir a transparência e a boa gestão dos recursos aplicados em prol da sociedade.
Fundação em 1966
Instituída em 1966, a Feso é uma fundação sem fins lucrativos, reconhecida como de utilidade pública estadual e municipal desde 1969. Ao longo de seus 59 anos de atuação, consolidou-se como uma instituição comprometida com a qualidade, a inovação e o desenvolvimento humano. Hoje são quatro as mantidas pela Feso (Centro Universitário Serra dos Órgãos – Unifeso, Centro Educacional Serra dos Órgãos – Ceso, Hospital das Clínicas de Teresópolis Costantino Ottaviano – HCTCO, e o Centro Cultural Feso Pro Arte), nas áreas de ensino, saúde e cultura, impactando positivamente a vida de milhares de pessoas por meio da formação de profissionais, geração de empregos, concessão de bolsas de estudo, assistência em saúde e incentivo à pesquisa, extensão e atividades culturais.