Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Festival Gastronômico em Teresópolis reúne com pratos exclusivos de Natal

Restaurantes, hotéis, pousadas e cafés apresentam a magia do clássico natalino com experiências inesquecíveis

Anderson Duarte

Foi o escritor francês Alexandre Dumas que deu uma nova visão ao clássico texto do Quebra-Nozes e possibilitou a criação do famoso ballet imortalizado pela música de Tchaikovsky, mas o maior legado deixado pelo conto foi mesmo a lição de que cada um de nós é exatamente do tamanho do seu sonho. Tendo essa missão de levar um pouco de sonho e realização na vida das pessoas na época mais festiva de nossas vidas, o Polo Gastronômico de Teresópolis traz aos teresopolitanos e seus muitos visitantes o Festival Gastronômico Quebra-nozes, que segue nos nossos melhores restaurantes até o final do mês de dezembro com pratos especialmente criados para o período. O evento é promovido pelo Polo, que faz parte do Programa SEBRAE na Mesa, e reúne dezoito restaurantes que tiveram a missão de criar uma experiência gastronômica e cultural capaz de despertar nos consumidores esse desejo de sonhar e realizar.
O Festival Quebra-Nozes – Um Natal de Delícias em Teresópolis reúne até o próximo dia 23 de dezembro dezoito restaurantes de Teresópolis que desenvolverão em seu cardápio, pelo menos um prato onde as nozes são o ingrediente principal. A ideia é oferecer pratos que tenham esse ingrediente, que remete às ceias de Natal, ao clima festivo das celebrações de final de ano, mas dentro da proposta dos chefs de cada estabelecimento participante.
É claro que cada um de nós já ouviu falar ao menos uma vez em nossas vidas da bela história do Quebra-nozes, o príncipe que após ser enfeitiçado pelo rei dos camundongos se transforma em um boneco de madeira e é dado como presente a menina Clara, que depois de adormecer debaixo da árvore de Natal da família desperta em meio a uma batalha em que precisa decidir se luta para defender seu amigo ou se acorda do sonho. Essa história natalina é uma das mais compartilhadas do mundo e o Polo de Teresópolis, que foi criado em 2014 com o intuito de agregar e despertar o desejo de se lutar por sonhos coletivos quer se inspirar no clássico para espalhar boas vibrações. O programa Sebrae na Mesa, do qual faz parte o Polo, é voltado ao desenvolvimento de soluções empresariais com foco no aprimoramento da capacidade produtiva, comercial e promocional e propõe um planejamento anual de eventos em períodos sazonais ou feriados comemorativos, tendo como premissa estruturar um ciclo de festivais que consolidam a gastronomia local. 


O Don Phillipe Gastronomia, que fica na Rua Capitão Edmundo Nascimento, 53, na Várzea, preparou para este festival uma deliciosa Bruschetta de pão da casa com nozes, gorgonzola e mel

– Experiências gastronômicas únicas e especiais no Quebra-Nozes 

As opções são deliciosas e vão proporcionar experiências únicas na gastronomia teresopolitana. O Don Phillipe Gastronomia, que fica na Rua Capitão Edmundo Nascimento, 53, na Várzea, preparou para este festival uma deliciosa Bruschetta de pão da casa com nozes, gorgonzola e mel. Já o Intercity Teresópolis preparou uma deliciosa cuca de nozes, banana e canela, dentro do seu especial café da manhã e da tarde, o hotel fica na Rua Rui Barbosa, 611, Agriões. Uma salada de arroz negro e nozes é o prato criado pelo restaurante Paraíso Agriões para o festival Quebra-nozes, o Paraiso fica na Rua Carmela Dutra, 441, Agriões. Já a tradicional doceria Doces Húngaros preparou um exclusivo Strudel de damascos com nozes de tirar o fôlego, o Doces fica na Praça Baltazar da Silveira, 132, Várzea. Divino de banana com Pralinê de nozes, uma sobremesa mais que especial preparada exclusivamente pelo Restaurante Caldo De Piranha para o festival natalino Quebra-nozes pode ser encontrada na Rua José Elias Zaquem, 305, Agriões.

Um dos destaques para quem quer aproveita muito o festival Quebra-nozes, é o incrível Risoto de nozes, maçã e gorgonzola do Restaurante É Vero, no Viva Itália, que fica na Avenida Oliveira Botelho, 617, no Alto. E que tal uma Torta de banana com nozes para adoçar o seu dia? É só procurar durante o festival essa delícia preparada pela Pousada Matitaterê, que fica na Rua Iguaçu, 400, no bairro do Alto. A sobremesa mais amada na versão natalina também estará presente no festival Quebra-nozes: a mil folhas de nozes, na Maria Torta Café, que fica na Rua Manuel Madruga, 08, na Várzea. O Gelato de nozes e mescla de figos da Doce Infância vai com certeza te trazer para o espírito natalino, a gellateria fica na Avenida Oliveira Botelho, 617, no bairro do Alto. Já o pernil com castanhas à Lusitânia é mais um dos pratos magníficos da Lusitânia Culinária Portuguesa que entram para o menu do Festival Quebra-nozes de Teresópolis, o Lusitânia fica na Rua Heitor de Moura Estevão, 22, Várzea. Para entrar mesmo no clima do natal tem que ter Rabanada, e as deliciosas mini rabanadas com sorvete e creme de nozes da Vila St. Gallen vão proporcionar essa viagem, que começa na Rua Augusto Amaral Peixoto, 166, Alto.

Já a tradicional doceria Doces Húngaros preparou um exclusivo Strudel de damascos com nozes de tirar o fôlego, o Doces fica na Praça Baltazar da Silveira, 132, Várzea

 

Também do outro lado do oceano vem a inspiração da Torta Algarvia com mimos de Nozes à Camponesa, mais uma delícia para o Quebra-Nozes, no Camponesa Da Beira, que fica na Rua Armando Fajardo, 80, na Cascata Guarani. A Pizza de pera com gorgonzola, nozes, cebola roxa e mel, acompanhada de uma torta de pera com nozes e licor Nocello, são as maravilhas que a Manjericão Casa de Pizza separou para os consumidores durante o festival natalino, a Manjericão fica na Rua Flávio Bortoluzzi de Souza, 314, no bairro do Alto. Já a aconchegante e tradicional Casa do Café não poderia faltar no festival e preparou com muito carinho um incrível Strudel de maçã com nozes, que você pode encontrar na Avenida Lúcio Meira, 94, na Várzea. A proposta do Restaurante Sinhá para o festival é o exclusivo e delicado Lombo com farofa de nozes, que está disponível até o dia 23 de dezembro na Rua Carmela Dutra, 45, em Agriões. O restaurante Novilho de Ouro preparou um incrível Risotto de nozes para participar do evento. O estabelecimento fica na Avenida Oliveira Botelho, 721, no bairro do Alto.

 

Fotos Divulgação

 

 

 

Tags

Compartilhe:

Edição 29/03/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Feirinha de Teresópolis com horário especial na Sexta-feira Santa

Vinícius recebe o prêmio Prefeitura Empreendedora

Vacinação no Teresópolis Shopping continua nesta sexta-feira (29)

“À Margem” é atração de sábado no Sesc

Arma de fogo, munições e pássaros, são apreendidos em Nova Friburgo

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE