Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Festival Sesc de Inverno 2024 terá peças com Camila Morgado e Zezé Polessa, espetáculo de pirotecnia e dança com bebês

Festival Sesc de Inverno vai acontecer 12 a 28 de julho

O Festival Sesc de Inverno 2024 vai oferecer uma programação de artes cênicas imperdível. Entre os destaques confirmados, estão as peças “A Falecida”, “Nara” e “Sobrevivente”. A programação inclui ainda espetáculo pirotécnico inspirado na teoria do Big Bang e circo com a centenária trupe Circo Teatro Saltimbancos, e um projeto de dança com bebês. Considerado o maior evento cultural multilinguagem do país, o festival vai acontecer 12 a 28 de julho, em 24 localidades do estado do Rio de Janeiro – a maior edição de todos os tempos. Em breve, a programação completa estará disponível em festivalsescdeinverno.com.br.

Clássico de Nelson Rodrigues, a peça “A Falecida” tem no elenco Camila Morgado, Thelmo Fernandes, Stela Freitas, entre outros nomes, e conta a história da tuberculosa Zulmira, que sonha com um enterro de luxo para causar inveja à vizinhança. Ela pede ao marido Tuninho que procure o rico Pimentel para que pague o enterro. Tuninho descobre que Pimentel era amante de Zulmira. O marido traído arranca dinheiro de Pimentel e dá à Zulmira um enterro de cachorro. As apresentações serão encenadas no Centro Cultural Sesc Quitandinha (CCSQ), em Petrópolis, (14/07, às 18h) e no Sesc Teresópolis (28/07, às 19h30).

Escrita e dirigida por Miguel Falabella, o espetáculo “Nara”, protagonizado pela atriz Zezé Polessa, narra a trajetória da cantora Nara Leão (1942-1989), uma das grandes personalidades brasileiras do século passado. Zezé revive o mito que marcou época, quebrou tabus, lançou modas e esteve no centro de movimentos como a Bossa Nova, o Tropicalismo, os grandes festivais, o resgate do samba e as canções de protesto durante a ditadura militar. O público poderá assistir ao espetáculo no teatro do Nova Friburgo Country Clube (26/07, às 20h, classificação livre).

A peça “Sobrevivente” conta a história da premiada atriz Nena Inoue, uma descendente de japoneses que descobre indícios de sua origem indígena e reconstrói, por meio do teatro documental, o caminho das pegadas do caminho, atravessadas por documentos-denúncia da história de seus ancestrais, o que estabelece conexões diretas com o público e provoca reflexões sobre a ancestralidade de cada um. O espetáculo tem dramaturgia e direção do amazonense Henrique Fontes. As apresentações acontecem nos teatros do Sesc Teresópolis (26/07, às 19h30) e do Sesc Nova Friburgo (27/07, às 19h).

Os ingressos para esses espetáculos vão custar R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia-entrada) para o público geral e serão gratuitos para quem possui a credencial plena (carteirinha) Sesc e público cadastrado no PCG (Programa de Comprometimento e Gratuidade). A abertura das vendas será divulgada em breve.

Circo e espetáculo pirotécnico inspirado na teoria do Big Bang
A lona também vai ser montada no Festival Sesc de Inverno. O centenário Circo Teatro Saltimbanco, vai apresentar o espetáculo “Aquarela”, repleto de cores, luzes e o brilho da arte circense, em Piabetá (13 e 14/07, às 15h) e Penedo (27/07, às 16h40, e 28/07, 18h30, no Campo de Penedo). Entrada gratuita.

Outro destaque é o espetáculo pirotécnico “Big Bang”, que inspirado na conhecida teoria conta de maneira imagética o início e desenvolvimento da Terra, a partir de um pequeno ponto muito denso e quente. Diferentes equipamentos de fogo se combinam com coreografias únicas, explorando malabarismos, acrobacias, equilíbrios e efeitos ilusionistas, com música ao vivo. As apresentações gratuitas ocorrem em Piabetá, na Arena Magé (13 e 14/07, às 19h); em Teresópolis, na Praça Olímpica (25/07, às 19h); Nova Friburgo Country Clube (26/07, às 19h) e no Parque de Itaipava (27/07, às 21h40, e 28/07, às 20h15).

A programação circense continua com o show “Yo-Yo”, em que um personagem excêntrico com uma mala buscará a atenção dos espectadores para que possam sentir a criança que há dentro de cada um, brincando apenas pelo prazer de brincar. As apresentações gratuitas com o argentino Sebastian Godoy acontecerão em Três Rios (12/07, Praça São Sebastião, às 11h), Casimiro de Abreu (13/07, Praça Feliciano Sodré, às 15h) e Silva Jardim (14/07, Praça Amaral Peixoto, às 15h).

Dança com bebês
Os bebês também vão dançar no festival. É projeto “Dança Materna”, que explora a dança de mães e pais com bebês. Criado pela bailarina Tatiana Tardioli, o projeto nasceu em 2008 com o objetivo de propiciar momentos de cumplicidade na construção de um vínculo sadio e contribuir para a saúde e o equilíbrio espiritual, emocional e físico dos pais e do bebê. São exercícios musicados desde a barriga até os três anos. A atividade é gratuita e acontecerá nas unidades do CCSQ (13/07, Sala das Crianças, às 11h) e Teresópolis (14/07, Sala do Corpo, às 11h).

Confira as cidades/localidades que receberão o Festival Sesc de Inverno 2024:

Petrópolis
Teresópolis
Nova Friburgo
Itaipava (Petrópolis)
Barra de São João (Casimiro de Abreu)
Búzios
Cabo Frio
Campos do Goytacazes
Cardoso Moreira
Casimiro de Abreu
Grussaí (São João da Barra)
Itaperuna (Raposo)
Magé (Piabetá)
Miguel Pereira
Penedo
Porciúncula
Rio das Ostras
Sana (Macaé)
São Gonçalo
Silva Jardim
Tanguá
Três Rios
Valença
Vassouras

Tags

Compartilhe:

Edição 02/07/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

ACUSADO DE ASSASSINATOS É PRESO EM TERESÓPOLIS

Teresópolis: Chacina no interior foi realizada com espingarda de caça

Crianças de Teresópolis participam de projeto em homenagem ao Pantanal

O novo ficou velho. Pré-candidatos fora do ar

Ladrão furta moto e polícia recupera carro roubado em Teresópolis

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE