Teresópolis recebe o 21º Festival Sesc de Inverno, considerado o maior evento cultural multilinguagem do país, que acontece entre os dias 15 e 30 de julho e levará ao público uma programação gratuita ou a preços populares com muita música, teatro, dança, entre outras expressões artísticas. O evento também ocorrerá em outras 16 localidades do estado do Rio de Janeiro e tem o apoio das prefeituras e dos sindicatos varejistas locais.
A Praça Olímpica, no Centro da cidade, receberá shows de Geraldo Azevedo (21/07), ADL convida Marechal e MV Bill (22/07), Vanessa da Mata (23/07), Xande de Pilares (28/07), Marcelo Falcão (29/07) e Jota Quest (30/07), sempre a partir das 20h. E ainda abrigará apresentações circenses da trupe “Choque Rosa” (21/07) e “Nosso Grande Espetáculo” (29/07), ambos às 15h, e de dança com o grupo “Couraça” (21/07, às 14h). Pertinho dali, a Calçada da Fama receberá, às 10h, a intervenção de artes cênicas “Brincantes – Efeito Colateral” (21/07) e a “Fanfarra Clownesca” (28/07).
A Praça Santa Teresa, também no Centro, abrigará a instalação de artes visuais Okará-Xirê, no período de 14 a 30/07, das 09h às 21h. A exposição destacará artistas negras e indígenas ao abordar temas como territorialidade, ancestralidade e perspectivas futuras. As obras selecionadas revelam alianças e diálogos entre as artistas e suas heranças culturais, demonstrando sabedorias em constante movimento circular. As práticas artísticas nesse contexto podem ser vistas como rituais, que unem passado, presente e futuro, ecoando vozes ancestrais e vislumbrando perspectivas futuras.
A unidade Sesc de Teresópolis também contará com atrações – o palco do teatro receberá, às 19h30, as peças “Eu Amarelo”, com Cida Moreno (14/07); “A Lista”, com Lilia Cabral (22/07); e “Eu de Você”, com Denise Fraga (29/07), além do espetáculo “Karaíba” (27/07) e do show poético de Zélia Duncan (26/07). O local ainda abrigará outras atividades artísticas, como oficina de audiovisual com Paulinho Sacramento (19/07, das 14h às 17h, na Sala Polivalente); Encontro de Contadores de História (29/07, das 13h às 17h, no Espaço Multicultural); e instalação audiovisual “Nós somos pássaros que andam”, de Glicéria Tupinambá (até 30/07, das 09h às 21h, na Sala de Vídeo).
“Nós, do Sincomércio Teresópolis, estamos muito felizes e agradecidos com a programação do 21º Festival Sesc de Inverno. Sem dúvida nenhuma, esse grande evento movimenta toda a cadeia hoteleira, restaurantes e, sobretudo, o pequeno comércio, além de impactar diretamente no fluxo de turistas em nossa cidade, trazendo muito entretenimento, lazer e cultura. Parabéns, Sesc! E que tenhamos o melhor festival de todos os tempos aqui em nossa cidade!”, ressalta Igor Edelstein, presidente do Sincomércio Teresópolis.
Em 2023, o tema do festival é “Entrelaçar”, conceito inspirado no movimento original da natureza. Visualmente, ele foi traduzido nas linhas encontradas na natureza e na atividade humana, como o DNA, as raízes das árvores e os circuitos eletrônicos, representando passado, presente e futuro.
Na programação, o conceito celebra a mistura entre linguagens artísticas, a interação entre artistas e público e a reunião de nomes consolidados da cena artística nacional e as revelações. Origem, futuro e território são as tônicas desta edição, e a curadoria do Festival busca valorizar experiências e práticas culturais atentas às travessias que nos constituem; ao mesmo passo, conectá-las às coexistências do presente.
Em breve, serão disponibilizados os ingressos do 21º Festival Sesc de Inverno para venda e retirada, além da divulgação de outras novidades sobre a programação no site www.festivalsescdeinverno.com.br.
Serviço:
21º Festival Sesc de Inverno – Teresópolis
De 15 a 30 de julho de 2023
Unidade Sesc Teresópolis: Avenida Delfim Moreira, 749, Várzea, Teresópolis/ RJ.
Confira as outras cidades/localidades que receberão o Festival Sesc de Inverno 2023
Petrópolis
Nova Friburgo
Itaipava (Petrópolis)
Barra de São João (Casimiro de Abreu)
Búzios
Cabo Frio
Casimiro de Abreu
Grussaí (São João da Barra)
Penedo (Itatiaia)
Porciúncula
Rio das Ostras
Sana (Macaé)
Tanguá
Três Rios
Valença
Vassouras