Maria Eduarda Maia
Na manhã desta segunda-feira (21), o Vaticano anunciou oficialmente o falecimento do Papa Francisco aos 88 anos. O anúncio da morte foi feito pelo Camerlengo Kevin Farrell da Casa Santa Marta. O pontífice fez sua última aparição pública no domingo de Páscoa durante as celebrações na Praça de São Pedro, no Vaticano, em Roma. Francisco assumiu o Papado em 2013, após a renúncia de Bento XVI, sendo o primeiro Papa latino-americano da história. Um boletim médico oficial divulgado pela Santa Sé informou que o Papa foi vítima de um acidente vascular cerebral (AVC), seguido por coma e colapso cardiovascular irreversível. Diversos fiéis reservaram um tempo do seu dia nesta segunda-feira para refletir os ensinamentos deixados por Francisco e todo o seu legado para a população mundial.

Para o católico Marco Grimoni, a notícia o pegou de surpresa, visto que no dia anterior o pontífice havia feito uma aparição aos fiéis no domingo de Páscoa. “Ele tinha se comunicado e interagido com os fiéis. Acordar hoje com essa notícia nos entristece. Ele estava em processo de retorno, devagar, a suas atividades paroquiais e pastorais”, pontuou, contando também que foi até a Igreja Matriz de Santa Teresa para fazer uma oração para a alma do Papa e “para que a Igreja tenha a felicidade de eleger um novo Papa que seja também um ponto de convergência da fé”.

Legado para os fiéis
Papa Francisco ocupou o cargo máximo da Igreja Católica por 12 anos, tendo sua trajetória marcada pela simplicidade, empatia, humildade e acolhimento ao próximo, deixando um legado de mudanças significativas para a instituição. “O Papa nos deixa o legado de dar atenção aos mais necessitados, aos mais desvalidos e às pessoas que sofriam por esse mundo inteiro. Espero que ele esteja descansando e que o próximo Papa seja tão feliz quanto ele foi”, declarou Marco. Outro católico, Horácio Oster, também frisou o lindo legado do pontífice deixado para todas as pessoas. “Nós e todas as pessoas que vivem na Terra devemos ter atenção do que ele falou: ajudar, contribuir, apoiar, amparar a todos que estão necessitando de muitas coisas. Nós estamos aqui para fazer isso também porque o planeta não é nossa, é para vivermos e acompanharmos, visto que futuramente não estaremos mais aqui, mas vamos estar orando para que todos possam ter saúde e serem muito felizes”, comentou.

Luto oficial
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva decretou luto oficial de sete dias em homenagem ao Papa Francisco. Já em Teresópolis, a Prefeitura decretou três dias de luto, manifestando profundo pesar e solidariedade aos fiéis e admirados da trajetória do pontífice de fé, humildade e dedicação à humanidade. “Lamentamos profundamente o falecimento do Papa Francisco, um líder de incomensurável importância, cuja voz era marcada pelo respeito, humildade e acolhimento ao próximo, além de ser uma referência global em matéria de fé. Seu legado de diálogo, empatia, esperança, paz e justiça social continuará a inspirar as gerações futuras. Em homenagem à sua memória, o Prefeito Leonardo Vasconcellos decretou três dias de luto em Teresópolis. Que seu exemplo de carisma e compaixão continue a brilhar pelo mundo”, manifestou a Prefeitura em uma publicação nas redes sociais.