Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Fiéis de Teresópolis lamentam morte de Papa Francisco e destacam o seu legado

Em 12 anos de Papado, pontífice teve sua trajetória marcada por simplicidade e empatia

Maria Eduarda Maia

Na manhã desta segunda-feira (21), o Vaticano anunciou oficialmente o falecimento do Papa Francisco aos 88 anos. O anúncio da morte foi feito pelo Camerlengo Kevin Farrell da Casa Santa Marta. O pontífice fez sua última aparição pública no domingo de Páscoa durante as celebrações na Praça de São Pedro, no Vaticano, em Roma. Francisco assumiu o Papado em 2013, após a renúncia de Bento XVI, sendo o primeiro Papa latino-americano da história. Um boletim médico oficial divulgado pela Santa Sé informou que o Papa foi vítima de um acidente vascular cerebral (AVC), seguido por coma e colapso cardiovascular irreversível. Diversos fiéis reservaram um tempo do seu dia nesta segunda-feira para refletir os ensinamentos deixados por Francisco e todo o seu legado para a população mundial.

“Nós e todas as pessoas que vivem na Terra devemos ter atenção do que ele falou: ajudar, contribuir, apoiar, amparar a todos que estão necessitando de muitas coisas”, declarou Horácio Oster. Foto: Maria Eduarda Maia / O Diário

Para o católico Marco Grimoni, a notícia o pegou de surpresa, visto que no dia anterior o pontífice havia feito uma aparição aos fiéis no domingo de Páscoa. “Ele tinha se comunicado e interagido com os fiéis. Acordar hoje com essa notícia nos entristece. Ele estava em processo de retorno, devagar, a suas atividades paroquiais e pastorais”, pontuou, contando também que foi até a Igreja Matriz de Santa Teresa para fazer uma oração para a alma do Papa e “para que a Igreja tenha a felicidade de eleger um novo Papa que seja também um ponto de convergência da fé”.

“O Papa nos deixa o legado de dar atenção aos mais necessitados, aos mais desvalidos e às pessoas que sofriam por esse mundo inteiro. Espero que ele esteja descansando e que o próximo Papa seja tão feliz quanto ele foi”, pontuou o católico Marco Grimoni. Foto: Maria Eduarda Maia / O Diário

Legado para os fiéis
Papa Francisco ocupou o cargo máximo da Igreja Católica por 12 anos, tendo sua trajetória marcada pela simplicidade, empatia, humildade e acolhimento ao próximo, deixando um legado de mudanças significativas para a instituição. “O Papa nos deixa o legado de dar atenção aos mais necessitados, aos mais desvalidos e às pessoas que sofriam por esse mundo inteiro. Espero que ele esteja descansando e que o próximo Papa seja tão feliz quanto ele foi”, declarou Marco. Outro católico, Horácio Oster, também frisou o lindo legado do pontífice deixado para todas as pessoas. “Nós e todas as pessoas que vivem na Terra devemos ter atenção do que ele falou: ajudar, contribuir, apoiar, amparar a todos que estão necessitando de muitas coisas. Nós estamos aqui para fazer isso também porque o planeta não é nossa, é para vivermos e acompanharmos, visto que futuramente não estaremos mais aqui, mas vamos estar orando para que todos possam ter saúde e serem muito felizes”, comentou.

O Papa Francisco morreu na manhã desta segunda-feira (21), deixando um legado de simplicidade, empatia e humildade a todas as pessoas do mundo. Foto: Nuno Veiga/Pool/Agência Lusa

Luto oficial
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva decretou luto oficial de sete dias em homenagem ao Papa Francisco. Já em Teresópolis, a Prefeitura decretou três dias de luto, manifestando profundo pesar e solidariedade aos fiéis e admirados da trajetória do pontífice de fé, humildade e dedicação à humanidade. “Lamentamos profundamente o falecimento do Papa Francisco, um líder de incomensurável importância, cuja voz era marcada pelo respeito, humildade e acolhimento ao próximo, além de ser uma referência global em matéria de fé. Seu legado de diálogo, empatia, esperança, paz e justiça social continuará a inspirar as gerações futuras. Em homenagem à sua memória, o Prefeito Leonardo Vasconcellos decretou três dias de luto em Teresópolis. Que seu exemplo de carisma e compaixão continue a brilhar pelo mundo”, manifestou a Prefeitura em uma publicação nas redes sociais.

Edição 31/10/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Vinícius Claussen pode ter mais uma conta reprovada no TCE

Golpe da ‘atualização de dados bancários’ faz mais uma vítima em Teresópolis

‘Sorte Teresópolis’: Loteria Municipal promete injetar R$ 700 milhões na economia local em 20 Anos

Rua do Hospital São José ficará totalmente em mão dupla

Domingo é dia de Cultura de Raiz e da Feira do Rolo na Casa de Cultura de Teresópolis

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE