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O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
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Filas diárias, o “novo normal” nas agências bancárias

Situação deixa clientes e funcionários expostos a um risco maior de contaminação pela Covid-19

Marcus Wagner

As agências bancárias de Teresópolis continuam registrando grandes filas nas portas e formando perigosas aglomerações. A situação acontece principalmente na Avenida Delfim Moreira onde está a maior parte das agências da cidade e a Caixa continua sendo o exemplo mais crítico por conta do atendimento à população que vai receber pagamentos de benefícios do governo federal. Nesta terça-feira, dia 8, mais uma vez essas cenas se repetiram, com filas enormes e pouca gente respeitando o espaço mínimo de distância, enquanto Teresópolis continua registrando altos índices de casos de infecção pelo novo coronavírus.
Se por um lado é uma realidade muito arriscada para os clientes e usuários, por outro lado os funcionários dos bancos ficam muito expostos a se contaminarem. Desde o início da pandemia já foram registrados 19 casos de bancários que testaram positivo para a Covid-19.
Toda vez ocorre um registro positivo de contaminação entre os funcionários, a agência bancária precisa ser fechada e passar por um processo de sanitização e desinfecção de todos os espaços antes de voltar a funcionar. É necessário inclusive trocar a equipe de atendimento. O problema está naqueles que buscam o atendimento nas agências bancária e não sabem que estão com o vírus e contaminando outras pessoas. Seja pela proximidade ou pela utilização de objetos comuns, a transmissão nesses locais é facilitada e o controle fica muito difícil.

Sindicato explica procedimentos
Cláudio Mello, presidente do SindBan no município, confirmou que a orientação é que, em caso de confirmação de um funcionário contaminado pelo novo coronavírus, a agência deve ser fechada pelo período de cinco dias, para passar por procedimento de higienização, além de haver a necessidade de se trocar toda a equipe de atendimento. “Isso faz parte de um acordo nacional caso aconteça a contaminação de algum funcionário. Essa aglomeração toda nos assusta também, logicamente. Por isso estamos pedindo as pessoas que só compareçam aos bancos caso não consigam resolver suas pendências através dos canais digitais ou pelos telefones. Outra orientação é utilizar os caixas eletrônicos em dias e horários com menor movimentação, como nos fins de semana. Se a pessoa tiver dificuldade com esse equipamento, recomendamos levar um parente ou alguém de confiança para auxiliar. Os próprios bancos estão com pessoal reduzido, fazendo o revezamento de funcionários, então procurar outros meios é fundamental. Estamos na luta para melhorar as condições de trabalho dos bancários, pedindo o reforço nos equipamentos de proteção individual e instalação daquelas placas de acrílico nas mesas de algumas agência”, pontua Cláudio Mello, informando ainda que tem sido cobrado um agendamento para o atendimento nos casos de auxílio emergencial e outros benefícios, havendo ainda resistência por parte dos banqueiros.

Febraban destaca canais remotos
“O setor bancário tem orientado o consumidor, por meio de campanhas de mídia e redes sociais, a utilizar os canais remotos para as transações bancárias, com o objetivo de evitar a concentração de consumidores nas agências. Os canais de atendimento remoto, como mobile, internet banking e call centers oferecem praticamente a totalidade das transações financeiras do sistema bancário. Esses recursos tecnológicos, portanto, dispensam o comparecimento dos consumidores às agências bancárias. Em caso de necessidade, a rede de autoatendimento (ATMs), com seus 170 mil terminais espalhados em todo o país, também está à disposição da população para saques e depósitos”, enfatiza um comunicado da Febraban.

 

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Edição 23/11/2024
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