Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Filas gigantes e confusão no recadastramento do Cartão RioCard Especial

Exigido e realizado pela prefeitura, procedimento teve poucas senhas e falta de informação

Quem passou pelas proximidades do Centro de Saúde Dr. Armando Gomes de Sá Couto, o CES Várzea, se deparou com grandes filas nos últimos dias. O motivo: o recadastramento obrigatório das pessoas portadoras do cartão especial que garante a gratuidade no transporte público do município, o Riocard, exigido pela prefeitura de Teresópolis, através da secretaria de Saúde. O atendimento começou no início de dezembro, mas, segundo beneficiários, diariamente o número de senhas distribuído foi insuficiente, além de não terem sido esclarecidas informações sobre a documentação. “Foram só 100 senhas por dia, mas parece que às vezes até menos. Sexta-feira eu cheguei cedo aqui, por volta das 6h, e já não tinha mais como ser atendido. Hoje cheguei cedo e novamente uma fila gigante. A prefeitura não informa nada corretamente e exige laudos que já temos”, pontuou ao Diário um aposentado, indignado porque teria que madrugar novamente para tentar não perder a gratuidade no transporte coletivo.
No início de dezembro, a PMT informou que o atendimento seria realizado “às quartas-feiras, de 8h às 12h, e nas quintas e sextas-feiras em dois turnos, das 8h às 12h e 13h às 17h”. Porém, desde então vem ocorrendo reclamações sobre o esquema montado para receber os beneficiários, que tecnicamente só têm até esta sexta, dia 27, para cumprir as exigências. Extraoficialmente, há informação que o prazo será prorrogado até janeiro – o que não confirmado pela prefeitura até o fechamento desta edição.

Documentação
Os documentos necessários para realizar o recadastramento são os seguintes: cartão Riocard Mais Passe Especial; identificação original com foto (RG ou CNH); CPF; comprovante de residência original atual; laudo médico original e cópia com no mínimo seis meses de emissão; e espelho do CadÚnico. Em caso de menores de idade, será aceita a certidão de nascimento original. “O recadastramento é um procedimento obrigatório para atualização cadastral e garantir a correta concessão do benefício”, informa a gestão Claussen.

SERVIÇO
Recadastramento do cartão especial
Data: Até 27 de dezembro de 2024, das 8h às 12h e das 13h às 17h
Documentos necessários: Cartão RioCard Especial; Documento oficial com foto (No caso de menor de idade será aceita a certidão de nascimento original); CPF; Comprovante de residência atual e original com, no mínimo, seis meses de emissão; Laudo médico original e cópia, com no mínimo 06 meses de emissão, contendo: CID, tratamento necessário e periodicidade de tratamento; Espelho do CadÚnico. (Caso não possua, comparecer ao CRAS referência do bairro de domicílio para emissão.

Edição 28/12/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Cascata do Imbuí segue na luta contra a Estação de Tratamento de Esgoto

Equipes de saúde com os salários atrasados em Teresópolis

Conta de água aumenta 16% a partir de janeiro em Teresópolis

Motoqueiro tenta fugir da PM e acaba colidindo na viatura

Aluna de Medicina do Unifeso compartilha experiência na saúde pública

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE